Em Salvador, a disputa pela Prefeitura está pegando fogo com vários nomes sendo alçados ao gosto popular. Já em Barreiras, a situação continua morna sem muitas novidades. A oposição que prometeu vir forte com uma junção de forças aglutinadas em torno do Governador Rui Costa, ainda não se definiu e nem parece que vai se definir tão cedo. O prefeito Zito Barbosa até agora, tranquilo, só tem uma preocupação: se continuará com a sua vice Karlúcia Macedo ou se precisará trocar de paceiria em 2020.
Candidato do Avante Surge como grande opção
O pastor Sargento Isidório do partido Avante, que chamamos de um fenômeno eleitoral, campeão de votos nas últimas eleições, desponta em todas pesquisas na primeira colocação e será candidato, sim, seja independente ou com apoio do Governo do Estado. Em Barreiras, a pergunta que não se cala é se o representante do Avante será candidato ou não: Tito, hoje muito bem como Deputado Federal, será ou não candidato a prefeitura?
Candidato de ACM Neto
Tudo leva a crê que o nome de Bruno Reis, hoje vice prefeito, será o escolhido por ACM Neto como seu candidato no ano que vem, mas, como cão mordido por cobra tem medo de linguiça… O prefeito de Salvador às vezes vem com surpresas, vide a sua candidatura ao governo do estado que era certa e de última hora ele desistiu, quem sabe ele surpreenda novamente. O segundo nome desta lista é o Secretário de Saúde de Salvador Léo Prates que vem pontuando e ponto em ponto quem sabe?
Veja os números da Pesquisa BN/Paraná
Nesta quarta-feira (11), foi divulgada a última rodada de pesquisas deste ano realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas em Salvador sobre a corrida eleitoral de 2020. E o cenário de múltiplas candidaturas aponta uma tendência de evolução dos dois nomes que lideram o levantamento: Sargento Isidório (Avante) e Bruno Reis (DEM). Ambos, todavia, oscilaram positivamente dentro da margem de erro nas pesquisas.
Como nenhum dos cenários pesquisados se repetiu nos levantamentos de fevereiro, agosto e dezembro, a comparação não é precisa estatisticamente. No entanto sinaliza uma tendência entre aqueles que aparecem, até aqui, como os principais candidatos.
Em fevereiro, Bruno Reis era opção para 11,7% dos eleitores em um cenário com 13 candidaturas. Em agosto, com 10 nomes citados como potenciais candidatos, esse percentual cresceu para 12,9%, atingindo o maior índice agora no mês de dezembro, com 11 candidaturas, em que o vice-prefeito foi citado por 16,8% dos entrevistados.
Isidório não aparece na primeira pesquisa por não ter sido citado oficialmente como pré-candidato na capital baiana. Mas, ao se apresentar nessa condição, já apareceu à frente de Reis em agosto, com 15,6%. Quatro meses depois, Isidório oscilou dentro da margem de erro e chegou a 18,2% das intenções de voto, liderando a corrida.
A Deputada Federal Lídice da Mata (PSB) apareceu com 10,4% das intenções de voto em fevereiro, subiu para 13,4% em agosto e manteve um percentual similar em dezembro, com 13,7%. O presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani (sem partido), seguiu a mesma tendência de Lídice.