A secretaria da saúde de Luis Eduardo Magalhães confirmou oficialmente que homem de 45 anos que morreu na UPA foi provocada pela COVID-19. O resultado foi depois de uma contra-prova feita pelo LACEN.
Relembre o Caso
O homem de 45 anos, morreu no fim da tarde desta quarta-feira (03), na Unidade de Pronto Atendimento – UPA. O paciente que era portador de comorbidades, com história de mudança do município de Riachão das Neves para Luís Eduardo Magalhães no fim de maio.
Segundo relatório da SeSLEM o homem compareceu na Unidade de Controle do Coronavírus na última segunda-feira (01), apresentando quadro de pneumonia, onde foi aplicado teste rápido para a Covid-19, que atestou NEGATIVO.
Diante do resultado foi encaminhado para a UPA, onde foi medicado para os sintomas e para compensação do diabetes. Na quarta-feira o quadro evoluiu e o paciente passou a apresentar baixa de saturação. Por orientação médica foi realizado um segundo teste rápido, e desta vez o resultado foi POSITIVO. O paciente passou a ser preparado pela equipe médica da UPA e do Serviço Móvel de Urgência – SAMU, para transferência para a UCC, quando a saturação baixou a níveis que indicavam a necessidade de intubação. Ele chegou ainda a ser intubado, mas o paciente sofreu uma parada cardíaca provocando a morte, mesmo diante de todos os esforços das equipes, para sua reanimação.
Homem era dono de restaurante em Riachão das Neves
O Site Mais Oeste apurou que as vigilâncias sanitárias de Luis Eduardo e Riachão das Neves estão alerta após saber que o homem que morreu, era dono de um famoso restaurante em Riachão das Neves, a preocupação vem do contato que ele teria tido, pois o restaurante era uma parada de ônibus. Agora fica a dúvida como ele contraiu a doença, se passou para as pessoas que frequentavam o restaurante, se ele contaminou outras tantas pessoas em Luís Eduardo, enfim são muitas perguntas que a VIEP está apurando.
Luís Eduardo tem 12 novos casos
Os casos se referem: sete pacientes do gênero feminino, 04, 27, 33, 42, 44, 49, 58 anos, três com história de contato com caso positivo e quatro sem história de viagem ou contato com caso positivo; três pacientes do gênero masculino, 22, 40, e 48 anos, sem história de viagem ou contato com caso positivo; um paciente do gênero masculino, 61 anos, com história de viagem à Salvador e um paciente do gênero masculino, 45 anos, que veio à óbito na quarta-feira (03) na UPA.
Os demais pacientes apresentam sintomas que não indicam necessidade de internação hospitalar e permanecem em isolamento domiciliar obrigatório, monitorados e acompanhados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.
Os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.
Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 55 (cinquenta e cinco) casos confirmados da Covid-19.
Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.
Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.
Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde.