Em 2024, Barreiras manteve sua posição de liderança entre os municípios exportadores da Bahia e do Nordeste, reafirmando sua relevância no cenário do agronegócio brasileiro. Dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC) apontam que a Capital do Oeste ocupou a 10ª posição no ranking dos exportadores nordestinos e a 6ª entre os municípios baianos.

O carro-chefe das exportações de Barreiras continuou sendo a soja, que simboliza a força e a produtividade do agronegócio local. No primeiro semestre de 2024, o complexo soja representou 40,5% de todas as exportações agrícolas da Bahia, com a China se consolidando como principal destino desses produtos.

Além da soja, Barreiras também se destacou na exportação de algodão e milho. As exportações de algodão da Bahia, por exemplo, tiveram um expressivo crescimento de 291,37% no primeiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. O desempenho reflete tanto a expansão da produção quanto a eficiência de tecnologia empregados pelos produtores.

Esse resultado positivo ocorre em um cenário em que Barreiras é reconhecida como uma potência no setor do agronegócio. Em 2023, a cidade foi eleita pela Revista Exame como a melhor do Brasil para negócios no segmento, o que reforça sua atratividade para investidores.

O prefeito Otoniel Teixeira ao lado do vice Túlio Viana comemorou o desempenho do município, atribuindo os bons números ao esforço coletivo da população e ao papel estratégico do poder público. “Acompanhar o desenvolvimento de Barreiras é sempre motivo de alegria. Não há surpresas nesses números, mas sim um trabalho dedicado de pessoas comprometidas com o agronegócio, comércio, serviços e indústria. E paralelo a isso o trabalho da gestão municipal que nos últimos oito anos tem cumprido seu papel, oferecendo infraestrutura adequada, essencial para atrair novos investimentos e fortalecer os já existentes. Vamos seguir em frente e ainda teremos muito a celebrar”, afirmou o prefeito.

Dircom

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *