A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, realiza intervenções contra as arboviroses na zona rural do município. Com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses o objetivo da ação é a prevenção, monitoramento e a captura de larvas para análise, além de trabalhar a conscientização da população.
Nesta sexta-feira (10), uma equipe composta por 38 Agentes de Endemias, fez uma varredura e percorreu toda a Baraúna, passando por 1.405 imóveis, alcançando mais de 800 residenciais, 60 comércios, 320 terrenos baldios, oficinas e mais 160 imóveis. conforme cronograma estabelecido, todas as sextas-feiras, uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses realiza essa varredura em um bairro da cidade, garantindo que esse objetivo de prevenção, fiscalização e conscientização da população seja alcançado.
De acordo com a coordenadora Andrea Manheze, os agentes, além de controlar e combater os focos dos mosquitos, também fazem um trabalho de educação em saúde, orientando os moradores para a prevenção das doenças, os sintomas, cuidados e onde procurar ajuda para o tratamento, evitando a automedicação. “Estamos fazendo essas ações desde o mês de outubro de 2024, antecipando a chegada das chuvas com esse trabalho de conscientização da população, com a fiscalização e coleta das larvas que são enviadas para o laboratório para verificar se são do Aedes Aegypti, além da orientação para os moradores”, pontuou .
A partir do mês de fevereiro, as equipes do Zoonoses participarão de um mutirão em parceria com a Secretaria de Infraestrutura para recolher todos os entulhos e lixos de locais pontuais, evitando assim, a concentração das arboviroses.
Dircom
Sem comentário