14713680_1097844573632799_3852086550939176609_n

Os prédios da reitoria da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) também foram ocupados por estudantes universitários desde a noite de ontem segunda-feira (24), em Barreiras. Os alunos são contra a Medida Provisória 746, que estabelece mudanças no ensino médio, e contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita o aumento dos gastos públicos.

A PEC 241, segue hoje para votação no plenário da Câmara dos Deputados. Além das universidades, oito institutos federais baianos foram ocupados por estudantes.

 Em nota a Reitoria  explica o apoio a mobilização nacional  em defesa da educação:

“A PEC 241 propõe um novo regime fiscal que ameaça direitos historicamente conquistados pelo povo brasileiro. Sendo aprovada, a proposta alcançará a Universidade Federal do Oeste da Bahia, restringindo os investimentos necessários e a contratação de quadros durante sua fase de implantação, tornando inviável a abertura de novas vagas para expansão das suas atividades.

Nossa Universidade é uma IFES interiorizada, com especial acolhimento de jovens em situação de vulnerabilidade social e com um corpo de servidores engajados, mas com uma demanda por uma infraestrutura que permitirá sua fixação e favorecerá a consolidação institucional.

Por reafirmar a educação superior pública, gratuita e de excelência como pauta prioritária ao desenvolvimento do País, a Reitoria da UFOB se posiciona contrária à proposta e se solidariza aos movimentos nacionais de defesa da educação pública que se mobilizam em luta por direitos sociais conquistados pelos brasileiros.”

Comentário desabilitado.