Luis Manuel é uma criança de 10 meses de idade que vive na cidade de Tecoman, no México. Por seu ganho exponencial de peso, os pais do garoto foram buscar ajuda médica e descobriram que Manuel, que já pesa 30 kg, pode ter a síndrome de Prader-Willi.
A família ainda espera uma confirmação de diagnóstico, mas a síndrome parece ser a maior explicação para o caso, e o tratamento da doença consiste em tomar injeções de hormônios.
O bebê nasceu com 3,5 kg e parecia ser uma criança saudável, mas rapidamente começou a ganhar muito peso: “Depois de apenas um mês percebemos que suas roupas não serviam mais e tivemos que vesti-lo com roupas para uma criança de um a dois anos”, contou a mãe, Isabel Pantoja, em declaração publicada no Metro.
Ela contou, ainda, que o filho tem dificuldades respiratórias por causa do excesso de peso e que também não consegue dormir direito. De acordo com a sua avaliação médica, Luis Miguel pesa o mesmo que um garoto de nove anos de idade deve pesar – e ele não tem nem um ano ainda!
A síndrome de Prader-Will é uma condição genética que afeta o funcionamento de alguns genes específicos, causando fome constante, obesidade e, por consequência, diabetes tipo 2.
A família lançou uma campanha online e também está usando as redes sociais para arrecadar dinheiro para custear o tratamento, já que cada injeção custa o equivalente a R$ 1.700.