Criado em 1988, o mais jovem estado do país chama a atenção dos brasileiros por ter sido o último a registrar morte e por ter o menor número de casos confirmados de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com o boletim divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, são 26 casos confirmados da doença no Tocantins. A Secretaria de Estado da Saúde já atualizou para 29 casos, sendo 19 deles na capital Palmas.

Para entender o que faz do Tocantins um estado com curva baixa de contaminação, segundo os dados oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde, o professor de doenças infecciosas da UFT (Universidade Federal do Tocantins), Flavio Augusto de Pádua Milagres, que integra os comitês de gestão de crise da UFT e do governo estadual, faz a ressalva de que há quase 1.700 casos suspeitos de coronavírus no estado e aponta uma deficiência para realizar os exames.

“Nós temos uma limitação muito grande de testagem. Até o dia de hoje foram 29 confirmações, dentro de uma realidade de quase 1.700 suspeitos no estado. Isso acaba gerando uma falsa impressão de tranquilidade, que na realidade não existe. Nós temos um maior número de casos, numa população mais jovem, consequentemente com menos a gravidade”, pondera Milagres.

O professor da UFT lista alguns fatores que considera importantes para o combate ao coronavírus no estado. “Sem dúvida nossa posição geográfica, a nossa baixa densidade populacional e o fato de termos uma população com predomínio de idade jovem são fatores que ajudam. Além disso, outro fator é que aderimos ao isolamento domiciliar muito precocemente, acompanhando o Distrito Federal. Ou seja, já no início, quando aqui ainda não havia casos confirmados, foram adotadas as medidas de isolamento”, comenta.

O Tocantins fica na região Norte. Entre as 27 unidades federativas do Brasil, tem a 24ª densidade populacional do país, com 4,9 moradores por km². Para se ter uma ideia, o Distrito Federal lidera esse ranking, com 444 moradores por km², seguido pelo Rio de Janeiro, como 365, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019.

Além disso, Palmas tem a menor população entre capitais do país (299 mil habitantes, segundo o IBGE em 2019). O estado também não recebe grande número de turistas, especialmente estrangeiros. Esse também foi um fator que contribuiu para evitar a chegada precoce do coronavírus.

Quer mais notícias, clique AQUI: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.