Como o Site Mais Oeste havia relatado na matéria sobre os casos de Barreiras com a COVID-19 desta quarta-feira ( 3 ), que teria dias que Barreiras anunciaria poucos casos e outros como um maior número, tudo iria depender da demanda do laboratório da UFOB, que atende a toda região Oeste. E hoje foi o dia de muitos casos, foram 22 nessa quinta-feira ( 4 ) o maior número de positivos em um único dia, com isso Barreiras chega aos 102 casos positivos. A chamada curva da doença não para de crescer na cidade, vamos ver até onde vai essa curva da COVID-19, queremos crê que nosso pico será até julho e depois ela deverá cair, mas ninguém sabe ao certo, por isso é bom ficar de olho nessa curva, pois ela sinuosa e perigosa e é bastante salutar não deixar ela crescer demais.
Resumo dos Casos de Barreiras
102 Casos confirmados ( +22 pacientes com relação ao dia anterior
55 casos curados ( + 7 casos com relação ao dia anterior
47 casos ativos com COVID-19
00 óbito
01 caso com internamento hospitalar – ( + 1 caso com relação ao dia anterior
46 casos em isolamento domiciliar com sintomas leves ( + 15 pacientes ref. ao dia anterior
================
52 casos notificados e aguardando resultado (- 85 casos com relação ao dia anterior
497 casos descartados ( +58 casos com relação ao dia anterior
================
2014 casos notificados com síndrome gripal ( + 107 casos com relação ao dia anterio
Boletim na íntegra de Barreiras
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município de acordo com os quantitativos no e-SUS Vigilância Epidemiológica (e-Sus VE). Hoje foram identificados 08 (oito) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Tratam-se de 04 (quatro) pessoas do sexo masculino, com idades entre 21 e 67 anos e 04 (quatro) pessoas do sexo feminino, com idades entre 29 e 43 anos.
Informa ainda que dos 137 (cento trinta e sete) casos suspeitos que aguardavam resultados, 80 (oitenta) foram concluídos, sendo que 58 (cinquenta e oito) testaram negativo e 22 (vinte e dois) testaram positivo. Os casos que testaram negativo tratam-se de 37 (trinta e sete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 01 e 88 anos e 21 (vinte e uma) pessoas do sexo feminino, com idades entre 10 e 91 anos.
Já os 22 (vinte e dois) casos que testaram positivo referem-se a 16 (dezesseis) pessoas do sexo masculino, com idades entre 12 e 38 anos. Destes, 11 (onze) tiveram contato com casos confirmados de Cabedelo-PB; 01 (um) teve contato com caso confirmado de Barreiras; 01 (um) com caso confirmado de São Desiderio; 02 (dois) que preencheram critérios indicativos de coleta e 01 sintomático. E 06 (seis) pessoas do sexo feminino, com idades entre 07 e 48 anos. Destas, 05 (cinco) são sintomáticas e 01 (uma) preencheu critérios indicativos de coleta.
A Secretaria de Saúde informa também que mais 06 (seis) pessoas do sexo masculino, com idades entre 20 e 26 anos, que fizeram a coleta do exame em Barreiras e testaram positivo, não foram contabilizados para Barreiras, pois não são do município e já foram contabilizados em suas respectivas cidades, que são: Baianópolis, Lençóis, Riachão das Neves e Seabra.
A Secretaria de Saúde registra atualmente 102 (cento e dois) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 55 (cinquenta e cinco) estão recuperados, 46 (quarenta e seis) estão em isolamento domiciliar, 01 (uma) pessoa do sexo masculino está internada, seu estado é estável e o município não registra nenhum óbito. Já os casos que aguardam resultado somam 52 (cinquenta e dois).
Barreiras contabiliza hoje 2.014 (dois mil e catorze) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 555 (quinhentos e cinquenta e cinco) casos descartados, cujos resultados foram negativos.
Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.
Barreiras – BA, 04 de junho de 2020.
Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde