A Prefeitura de Barreiras, a Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste) e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), realizam de 23 a 26 de novembro a 5ª edição da Oeste Genética – Feira e Fórum de Genética do Oeste da Bahia, o evento reunirá pecuaristas, criadores e o público em geral de Barreiras, Oeste da Bahia e de outros estados brasileiros. A abertura será às 8h de quinta-feira (23) no Tatersal Sebastião Ferreira, no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha.
Até o domingo (26), a feira oferecerá uma vasta programação aos interessados pela busca por inovações no campo da genética de alta qualidade. Leilões, fóruns, palestras, exposições de 14 empresas do segmentos de máquinas, equipamentos e insumos agropecuários estarão à disposição dos interessados. Um restaurante funcionará para atender o público durante todos os dias do evento.
Cursos e palestras de renomados especialistas brasileiros serão oferecidos em áreas de interesse de pecuaristas, estudantes, técnicos, agrônomos e veterinários mostrarão tecnologias e difusão de conhecimento com o objetivo de aprimorar a genética das matrizes do oeste baiano. Os leilões serão transmitidos ao vivo pelo Canal do Boi e o evento será aberto para a visitação de estudantes da rede pública para conhecerem mais de perto como está a evolução da pecuária regional.
A região Oeste da Bahia possui um rebanho estimado em dois milhões de cabeças, com ênfase para o gado de corte. A raça predominante é a Nelore, e em menor escala, a Guzerá e o gado de leite, segundo dados da Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste). A criação de gado de corte em escala comercial ganhou força no final da década de 20, quando a pioneira no ramo, a Companhia Sertaneja Agropastoril se instalou em Barreiras (BA), em 1928, e iniciou as atividades de compra e venda.
Confira a programação completa:
Dircom/PMB