O Site Mais Oeste publicou no dia 2 de abril de 2020, a matéria  ” Empresa responsável pela instalação do Parque Solar em Barreiras acumula dívida milionária e processo judicial “, baseada em varias matérias anteriores com fontes próprias e de outros sites de informação, dentre eles o Mural do Oeste, quando divulgou esse problema financeiro entre a empresa MOTRICE responsável pela implantação do parque de energia solar e seus fornecedores mas especificamente a empresa RHEMA engenharia. Mediante a grande repercussão da matéria que circulou em vários sites além do Mais Oeste, recebemos a solicitação da assessoria da MOTRICE para um pronunciamento da empresa.  E para bom entendimento do  internauta  e a boa prática do jornalismo em ouvir os dois lados vamos primeiro mostrar a matéria publicada no dia 02 de abril que apresenta a versão da RHEMA engenharia e logo em seguida a versão da MOTRICE. O Site Mais Oeste destaca que está acompanhando os fatos deste processo sempre optando pela clareza dos

Matéria publicada no dia 02 de abril de 2020

O projeto “Sertão Solar”, que está sendo implantado próximo do aeroporto de Barreiras, está envolvido em um imbróglio judicial milionário. A empresa MOTRICE SOLUÇÕES EM ENERGIA, uma das responsáveis pela implantação do Parque Solar de Barreiras, amplamente apoiado e divulgado pela Prefeitura Municipal como um dos maiores empreendimentos do Brasil no segmento, enfrenta uma cobrança judicial multimilionária da empresa barreirense RHEMA Engenharia.

A implantação do projeto com mais de 300 hectares e produção superior a 116 MW de potência, que é de responsabilidade da ATLAS RENEWABLE ENERGY, segundo fontes ouvidas pela reportagem, está sendo edificada sobre dezenas de dívidas com fornecedores e prestadores de serviço.

De acordo com informações, após realizar inúmeros acordos extrajudiciais com a MOTRICE SOLUÇÕES EM ENERGIA, a empresa RHEMA Engenharia busca executar na justiça contratos de prestações de serviço, locação de máquinas e materiais utilizados nas obras e instalações.

A RHEMA Engenharia teria custeado elementos fundamentais para estrutura de operação do projeto, fornecendo água, cascalho e caminhões pipa, perfazendo mais de seis meses de trabalhos não pagos. Para piorar o cenário, a MOTRICE SOLUÇÕES EM ENERGIA deve encerrar suas atividades em Barreiras nos próximos dias, deixando para trás dezenas de credores.

Segundo pessoas ligadas a RHEMA, a ATLAS RENEWABLE ENERGY, é a responsável pelo parque solar e co-responsável por todas as ações da MOTRICE e não está assumindo esse papel, além de ser devedora solidária, o mesmo que avalista dos contratos.

As atividades da MOTRICE SOLUÇÕES EM ENERGIA no município de Barreiras geraram tantos problemas que a empresa chegou a ser denunciada ao Ministério Público da Bahia, por crime ambiental.

Segundo a denúncia apresentada ao MP-BA, a empresa foi responsável por despejar na natureza inúmeros resíduos de construção, estruturas de placas solares quebradas, óleos e graxas, e, até mesmo, lixo comum (orgânico, papéis e metal). A denúncia realizada estaria umbilicalmente ligada ao calote dado nos prestadores de serviço e fornecedores, pois, recentemente, após a negativa das empresas em continuar oferecendo serviços, a MOTRICE SOLUÇÕES EM ENERGIA teria passado a captar água irregularmente, para garantir o andamento da execução da obra.

O Mais Oeste deixa espaço aberto para que as empresas citadas nesta reportagem se pronunciem sobre o caso.

Fonte//Mural do Oeste

Nota de Esclarecimento da empresa Motrice

Barreiras, 03 de abril de 2020.

A Motrice Soluções em Energia Ltda., em atenção à notícia veiculada em 02 de abril de 2020 no site de notícias maisoeste.com.br, que tratou da atuação da empresa na obra de construção do complexo fotovoltaico de Barreiras, com117MW, no Estado da Bahia, vem apresentar alguns esclarecimentos que entende pertinentes. Primeiramente, é necessário esclarecer que nossa intenção é de colaborar para que o veículo de imprensa possa, seguindo sua séria linha de atuação, proporcionar aos seus leitores a informação mais precisa possível e evitar qualquer tipo de responsabilização do veículo pela publicação de notícias falsas. Nesse sentido, deve-se ressaltar que a informação da existência de cobrança judicial multimilionária contra a empresa Motrice é inverídica, o que pode ser facilmente confirmado através de consulta pública online de processos judiciais no Estado da Bahia, pelo site consultapublicapje.tjba.jus.br. A consulta mostra que não existe nenhum processo judicial contra a Motrice. Cumpre esclarecer que, apesar dos percalços naturais que ocorrem em uma obra de grande vulto como a do Complexo Solar de Barreiras, e que acabaram comprometendo o fluxo de caixa da empresa e, causando a reprogramação de pagamento de alguns fornecedores, a Motrice, com muito esforço, conseguiu contornar quase todas as dificuldades, e está mantendo negociações finais com fornecedores, dentre eles a RHEMA Engenharia. Além disso, a Motrice sempre pautou a sua atuação na construção do Complexo Solar de Barreiras na observância das leis e no respeito ao meio-ambiente, sendo também inverídica a informação de que a empresa teria despejado resíduos de construção, óleo ou lixo na natureza. Também não é verdade que a Motrice passou a “captar água irregularmente”, e sobre essa informação é importante salientar a afirmação falsa de que a empresa teria captado água irregularmente pode se configurar calúnia, com pena de detenção de até 02 (dois) anos e multa contra o autor da afirmação, além do dever de reparar os danos à imagem da empresa. Portanto, nesse sentido, é importante destacar que a Motrice não praticou nenhuma das práticas descritas na referida notícia. Além disso, não há, nem poderia haver, nenhuma prova, ou sequer indício, de descumprimento de
legislação ambiental.

Por outro lado, a Motrice ressalta que é a principal construtora de parques solares na região, com usinas fotovoltaicas em Bom Jesus da Lapa e Juazeiro, sempre tendo cumprido todas as suas obrigações.
Com relação ao complexo solar de Barreiras, a obra chegou a contar com mais de 1.100 colaboradores, entre diretos e indiretos, com observância da legislação trabalhista, em especial no que se refere aos os pagamentos e recolhimentos. Esse quadro foi majoritariamente formado por profissionais da região, que, além da oportunidade de trabalho, receberam treinamento e capacitações que contribuíram para o desenvolvimento de suas carreiras. Aliado a essa maciça mão-de-obra, foram contratados fornecedores locais para o fornecimento de máquinas, equipamentos e serviços. Assim, a realização da obra incrementou a economia da região, com a expansão de diversos pequenos e médios negócios na Cidade de Barreiras. Ainda, a Motrice proporcionou o recolhimento de expressivos valores em tributos, o que gerou um bom fluxo financeiro para o Município, promovendo o melhoramento das condições de toda a população. Assim, faltando pequenos ajustes para finalização e entrega da obra, a Motrice está empenhada para superar os obstáculos e continuar cumprindo suas obrigações, contando com a parceria do povo de Barreiras, que colaborou enormemente para a realização de um dos maiores empreendimentos solares da
região.
Estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Posicionamento das duas versões 

Como é de prática o Site Mais Oeste forneceu as duas versões para que o internauta faça sua analise e tire as suas dúvidas quanto aos conteúdo apresentado, mas gostaria de ressaltar e reiterar que estamos a disposição para futuras entrevistas com as duas empresas em questão.

Quer Mais Notícias clique AQUI! www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.