Nove anos depois de ter assumido a Diocese de Barreiras Dom Josafá de Menezes deixou hoje ( 10 ) a cidade de Barreiras para assumir a Arquidiocese de Vitória da Conquista. A programação de posse vai ser no dia 14 de dezembro próximo,
15h00 – Posse Canônica na catedral de Nossa Senhora da Vitória
16h00 – Missa do início do ministério episcopal, no centro cultural Glauber Rocha
Entenda a diferença entre Diocese e Arquidiocese
Para entendermos melhor, tudo começa com o imperador romano Diocleciano (284 a 305 d.C) que dividiu o império dele em províncias administrativas, que ele chamou de Dioceses.
Quando o império romano caiu, a Igreja assumiu também esta divisão. E o que era chamado de Diocese, passou a ser a jurisdição de um bispo. Com o Concílio Vaticano II, este conceito de Diocese evoluiu para o conceito de “porção do povo de Deus para o pastoreio de um Bispo”.
Com o crescimento da Igreja e também o crescimento territorial, as dioceses foram se dividindo e formando novas dioceses. Em meio delas, aquelas com maior antiguidade e preeminência, foram chamadas de Arquidioceses (arqui em grego, significa primeiro).
A Arquidiocese funciona como uma diocese, entretanto, ela agrupa em torno de si outras dioceses menores ou mais novas, chamadas de sufragâneas. Elas não dependem da Arquidiocese, mas se harmonizam, agrupadas, em uma Província Eclesiástica.