Esta sexta-feira (31) foi marcada por aprendizado e troca de conhecimento para a equipe da Secretaria de Agricultura e Tecnologia de Barreiras. Em visita à JCO Bioprodutos, empresa que há 26 anos desenvolve soluções biológicas para a agricultura, o grupo teve a oportunidade de conhecer de perto as inovações que estão impulsionando o setor.
Recepcionados pela diretora técnica Luciana Miller, os técnicos foram guiados pela bióloga Flávia Arruda em uma apresentação sobre a atuação da empresa. Em seguida, o secretário Joaquim Neto e sua equipe – composta por engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, médicos veterinários e técnicos administrativos – percorreram toda a fábrica. A visita incluiu o detalhamento dos diversos processos laboratoriais e industriais, culminando no viveiro vegetal.
A JCO Bioprodutos, além de atender Barreiras, atende outros 15 estados do país, fornecendo soluções personalizadas para o manejo sustentável das lavouras. Seu diferencial está na capacidade de transformar microrganismos imperceptíveis em produtos biotecnológicos que auxiliam os produtores a obter melhores resultados no campo.
Para o secretário Joaquim Neto, a visita representa uma oportunidade de aproximar tecnologias avançadas da realidade aos pequenos produtores, reforçando o compromisso da Secretaria de Agricultura e Tecnologia em buscar soluções inovadoras para o desenvolvimento do setor agrícola, promovendo a troca de conhecimento e incentivando a adoção de tecnologias sustentáveis no campo rural de Barreiras.
“A ideia é apresentar essas inovações para os nossos técnicos e profissionais, para que eles possam aplicar esse conhecimento na agricultura familiar do nosso município. Conhecemos todo o complexo laboratorial e pudemos entender como cada produto é desenvolvido, permitindo que essa expertise também chegue ao pequeno agricultor”, afirmou.
A diretora técnica Luciana Miller ressaltou a importância da parceria entre a JCO e a Secretaria de Agricultura, destacando projetos sociais e educativos voltados ao setor agrícola. Além de sua atuação no mercado de bioprodutos, a JCO mantém o Instituto JCO, voltado para ações sociais e de extensão rural. Segundo Luciana Miller, a disseminação do conhecimento técnico é essencial para que pequenos produtores adotem práticas mais eficientes e sustentáveis.
“Já trabalhamos com a Secretaria de Agricultura com o projeto Horta na Escola e queremos retomar essa iniciativa, além de fomentar hortas comunitárias. Acreditamos no potencial da região e queremos contribuir para o crescimento da agricultura local, especialmente no segmento de hortifrúti. Muito gratificante receber toda essa equipe, o nosso objetivo é compartilhar esse conhecimento e mostrar como o uso correto de produtos biológicos pode aumentar a produtividade, a eficiência e a rentabilidade das lavouras”, destacou.
Dircom
Sem comentário