A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (6) no Hospital Municipal Eurico Dutra, 22 cirurgias oftalmológicas, sendo 17 procedimentos de catarata e 5 de pterígio. As intervenções fazem parte do programa de cirurgias eletivas do município que tem ampliado o atendimento à população.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em reduzir filas de espera e melhorar a qualidade de vida dos munícipes. A cirurgia de catarata, por exemplo, é fundamental para recuperar a visão de pessoas com dificuldades causadas pelo envelhecimento do cristalino, enquanto o procedimento para retirada de pterígio trata uma condição que pode causar irritação ocular e até comprometer a visão.

Segundo a diretora administrativa do Hospital Municipal Eurico Dutra, Ana Karina, o fluxo para que os pacientes consigam acesso às cirurgias inicia na Atenção Básica. “O processo começa nas unidades de saúde. A pessoa que precisa fazer esse tipo de procedimento, tanto de catarata como de limpeza de lente, deve procurar a sua unidade de referência por meio da Atenção Primária de Saúde. Depois, são encaminhados para a Central Integrada de Regulação (CIR), local que realiza a logística de agendamento para a realização do procedimento. Normalmente realizamos as cirurgias nas quintas-feiras, duas vezes por mês”, pontuou.

Somente em janeiro deste ano, o Hospital Municipal Eurico Dutra realizou 210 cirurgias eletivas, um número bastante expressivo alcançando diversas especialidades médicas como: 50 cirurgias ortopédicas, 25 urológicas, 52 cirurgias gerais, 31 ginecológicas, 18 procedimentos de otorrinolaringologia, 29 cirurgias oftalmológicas e 5 cirurgias de mastologia.

Os números demonstram o avanço dos serviços hospitalares na realização de procedimentos que ajudam a reduzir o tempo de espera dos pacientes por cirurgias essenciais. A continuidade das cirurgias eletivas no Hospital Municipal Eurico Dutra tem sido fundamental para atender a população com eficiência e garantir melhor qualidade de vida para os pacientes atendidos pela saúde municipal.

Dircom

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *