Um Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de grande porte, abrigando as polícias Militar, Civil e Técnica, cada uma em um módulo independente de atendimento ao público e um Centro Integrado de Telecomunicações (Cicom) foram entregues na tarde desta quinta-feira (20), pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Segurança Pública Maurício Teles Barbosa, no município de Barreiras, Oeste do estado.
Mais de R$ 7,2 milhões foram investidos nas duas novas estruturas, oferecendo muito mais conforto à população local e aos profissionais da segurança pública que atuam na região. As inaugurações acontecem poucos meses após o município, distante da capital baiana 872 quilômetros, receber uma Base Avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e um ano depois de serem entregues novas sedes da 83ª e 84ª Companhia Independentes da PM, responsáveis pelo policiamento ostensivo na cidade.
Após a reunião do Pacto pela Vida, realizada no Espaço Fortiori, com a presença de autoridades policiais que atuam na região Oeste e representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, onde foram discutidos os índices criminais da região, as unidades policiais foram lançadas no turno da tarde.
Para o secretário Maurício Barbosa, as entregas permitem a realização do trabalho policial completo, fechando, segundo ele, um ciclo. “Entregamos novas sedes para as CIPMs, o Bavan – que tem um papel importantíssimo na repressão das quadrilhas especializadas -, o Cicom, que vai melhorar substancialmente a comunicação da população com a polícia e o Disep, que oferece muito mais comodidade para os profissionais e integra as ações das polícias”, destacou.
Disse ainda que os investimentos em segurança na região já apresentam resultados, citando a redução de 7,8% nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).
Entregas
O Cicom de Barreiras passa a centralizar todas as ligações policiais via 190, 193 e 197 do município e mais e outras 13 cidades. São elas Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Santa Rita de Cássia, Formosa do Rio Preto, Riachão da Neves, Angical, Cotegipe, Cristópolis, Baianópolis, Mansidão, Brejolândia, Catolândia e Wanderley.
A unidade também concentra uma central de videomonitoramento, com imagens dos principais pontos do município, permitindo o acompanhamento em tempo real dos acontecimentos nas cidades.
Já o Distrito Integrado abrigará a 84ª CIPM, a sede da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e da Delegacia de Homicídios, além do DPT da região, com necrotério. Com as mudanças, o imóvel onde funcionava a 84ª CIPM, deve passar a abrigar a sede da Rondesp/Oeste.
Fonte: Ascom/Kelly Hosana