A Comissão da Paz, que há 11 anos promove a caminhada da Paz dentre outras muitas ações para o benefício da sociedade barreirense destacando as articulações para a vinda do corpo de bombeiros, a instalação do presídio, a construção do anel viário e a reforma do aeroporto e etc. a próxima edição vai contar com a presença do líder da doutrina espírita Divaldo Franco. Na última reunião da comissão da Paz foi destacada a preocupação mais uma vez com os índices de violência na cidade, principalmente na cadeia pública que já registra dois assassinatos de presos dentro das dependências em menos de um mês. O absurdo chega ao ponto da insanidade doentia em que escolhem por razões aleias a qualquer bom senso, torturam, matam e depois fazem fotos e vídeos se vangloriando e o mais terrível comemorando o ato repugnante, desprezível e repito doentio, sim uma sociedade carcerária doentia que vibra ao esquartejar outro ser humano sem razões para tanto ou mesmo se tivessem.
Essa preocupação chegou a comissão e o presidente Gill Areas , falou que não podemos nos acostumar com tais atitudes bárbaras e lembrou uma declaração de Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos do mundo que fez registros importantes da história mundial através de suas lentes, na oportunidade citada por Gill Salgado estava sendo entrevistado e perguntado qual a foto mais importante dele , ele pensou e disse: Era uma em que uma mulher estava fugindo de um conflito de guerra no oriente médio, na verdade fugindo das balas dos rifles, e que dias depois essa mesma mulher estava no mesmo local estendo roupas, as balas e os tiroteios continuavam e ela não mas se importava mais , parecia que havia se acostumado com aquela situação que tantos consideram de horror e desespero.
Gil Arêas continuou e disse : ” O homem é um ser adaptável, ele adapta a muitas situações e condições por isso sobreviveu até hoje, mas não podemos conceber e achar normal o que vem aconteceu dentro de Barreiras … “.
Caminhada da Paz com Divaldo Franco
A presidente da União Espírita de Barreiras, Minervina Cunha ao lado de Jeni Castro anunciaram que Divaldo Franco considerado por muitos como o maior orador da doutrina espírita do mundo e desde 2005 tem o título de Embaixador da Paz no Mundo, concedido pela Embassade Universalle Pour la Paix, de Genebra, na Suíça, estará em Barreiras para participar da caminhada da paz , em 10 de fevereiro de 2017 e no dia seguinte, 11 de fevereiro faz uma palestra no espaço Fortiório. Segundo Minervina Cunha, Divaldo ficou muito alegre em poder participar e contribuir com essa manifestação de paz na cidade de Barreiras. A caminhada da paz sempre teve um tom ecumênico e agora não será diferente com a participação de Divaldo, disse um dos componentes da Comissão da Paz.