Nesta quinta-feira, 08 de setembro de 2022, o Palácio de Buckingham anunciou a morte da Rainha Elizabeth II do Reino Unido. A rainha faleceu em uma de suas propriedades favoritas, o Castelo de Balmoral, na Escócia. Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o príncipe Charles, deve assumir o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países sob chefia do monarca britânico, como Austrália e Canadá.
Todos os quatro filhos da rainha – o príncipe Charles, herdeiro do trono, Andrew, Anne e Edward -, além do neto William viajaram nesta quinta para o Palácio de Balmoral para se despedirem da monarca.
Na terça-feira (06), a monarca chegou a empossar a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, na propriedade, algo que nunca havia ocorrido. A monarca sempre fez esse ritual no Palácio de Buckingham, mas, por problemas de saúde, escolheu permanecer em Balmoral. Esta seria a última aparição da rainha.
História
Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em Mayfair, Londres, no dia 21 de abril de 1926. Foi a primeira filha de Albert Frederick Arthur George e de Elizabeth Bowes-Lyon, Duque e Duquesa de York, posteriormente, Rei George VI e Rainha Elizabeth (A Rainha Mãe).
A Rainha Elizabeth II assumiu o trono britânico em 1952, sendo coroada em 1953. Era filha de Jorge VI e tornou-se rainha por ocasião da morte de seu pai. Sua ascensão ao poder era improvável, uma vez que ela era filha do segundo herdeiro na linha de sucessão do trono inglês.
Ficou noiva e casou-se em 1947 com Philip, príncipe da Grécia e Dinamarca. Desse casamento, nasceram quatro filhos. Elizabeth II é a monarca de reinado mais longevo da história da coroa britânica. No dia 6 de fevereiro de 2022, completou 70 anos de reinado e comemorou o Jubileu de Platina.