Nos últimos dias, no Tocantins e na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, surgiu uma polêmica em torno do traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Segundo várias lideranças políticas do estado tocantinense, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, vai mudar o ponto de encontro da FIOL com a Ferrovia Norte-Sul, que antes estava planejado para ser na cidade de Figueirópolis, no sul do Tocantins, e agora foi transferido para Mara Rosa, no norte de Goiás.
Outra polêmica foi levantada pelo vereador barreirense Rider Castro, que apontou que o Porto Seco da FIOL, que seria construído em Barreiras, passou por novo planejamento e será agora erguido no município de Luís Eduardo Magalhães, no caminho entre Barreiras e o norte de Goiás.
Realizei uma consulta ao Ministério dos Transportes, que respondeu por meio de sua Assessoria Especial de Imprensa. Conforme a pasta, as ferrovias de Integração Oeste-Leste (FIOL) e Centro-Oeste (FICO) irão compor o Corredor Leste-Oeste, um eixo estratégico para a logística nacional. No trecho conhecido como FIOL 3, que liga Correntina (BA) a Mara Rosa (GO), o traçado original foi ajustado no estudo para garantir uma conexão direta com a FICO 1 (Mara Rosa – Água Boa), otimizando a interligação ferroviária no país.
O Ministério esclarece que a mudança de Figueirópolis para Mara Rosa foi realizada com base em estudos para otimizar o corredor, considerando que o projeto está em fase de estudos e em Audiência Pública. Em relação à mudança do Porto Seco (na verdade, uma estação de transbordo, multimodal) de Barreiras para Luís Eduardo, o Ministério dos Transportes afirmou que receberá os estudos finais para avaliar possíveis ajustes.
Neste contexto, diz o Ministério, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a abertura da Audiência Pública para o Corredor Leste-Oeste, uma medida importante para ouvir todas as partes interessadas e assegurar que o projeto avance com sustentabilidade, eficiência e inovação. O Ministério também informou que, conforme o cronograma da ANTT, as audiências ocorrerão em Brasília (11/03), Salvador (12/03) e Cuiabá (14/03).
Sobre o andamento das obras, a FIOL 2, que compreende o trecho entre as cidades baianas de Barreiras e Caetité, é uma obra pública coordenada pela Infra S.A., com prazo para conclusão em 2027. Até o momento, 69,56% das obras já foram concluídas. No trecho Ilhéus-Caetité (BA), as obras têm 75% de avanço físico, conforme conclui a pasta.
Fonte//Cerrado Rural Agronegócio – Por Antônio Oliveira
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