O mais novo Centro de Capacitação Regional do Senar Bahia será inaugurado em Miguel Calmon, nesta segunda-feira (16), às 18 horas. A unidade será a grande referência da região para a capacitação no setor agropecuário, o que mais emprega e, por isso, o que mais demanda mão de obra qualificada.
A estrutura que será inaugurada pelo Senar Bahia conta com quase mil metros quadrados de área construída, com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais (PNE), e compreende salas de aula, auditório para aproximadamente 200 pessoas, laboratório de informática, salas de reunião e estudo, entre outras instalações.
Um destaque do novo centro é o laboratório de processamento de laticínios. A sala com mais de 100 m² será utilizada para a oferta de cursos e oficinas voltadas para a produção de queijos, requeijões, manteiga, doces de leite e iogurtes. Além disso, o centro de capacitação também vai sediar uma qualificação especial voltada para Trabalhador em Laticínios, oferecida pelo Senar Bahia.
No Centro de Capacitação Regional de Miguel Calmon serão oferecidos dois cursos técnicos gratuitos nas áreas de agricultura e zootecnia, promovendo a capacitação técnica para moradores da região passarem a atuar profissionalmente nas diferentes cadeias produtivas, gerando renda e desenvolvimento no semiárido.
As inscrições para os cursos técnicos já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 17 de janeiro gratuitamente, através do site etec.senar.org.br. Além dos cursos gratuitos, a estrutura do novo centro também vai receber seminários, reuniões e eventos em geral, envolvendo temas referentes ao agro. “Apesar de estar fisicamente em Miguel Calmon, o Centro irá atender toda a região, como os municípios de Jacobina, Piritiba, Morro do Chapéu, Várzea Nova, entre tantos outros que têm como base de sua economia o setor agropecuário. Nosso objetivo é que essa nova estrutura seja utilizada por todo o setor agropecuário e pela sociedade, porque o Senar tem essa visão de apostar no conhecimento e na profissionalização dentro dos municípios, para que as pessoas não precisem partir para os grandes centros urbanos em busca de oportunidades”, pontuou o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda.
Com a inauguração do novo centro, o Senar chega à sua 7ª unidade construída na Bahia, somando-se aos centros de capacitação em Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Gandu, Itamaraju, Senhor do Bonfim e Irecê. Em 2025 esse número será ampliado com implantação do Centro de Itapetinga, no centro-sul baiano, cujas obras já foram iniciadas. Além disso, o Senar conta com o Centro de Excelência em Fruticultura, em Juazeiro, que é referência para todo o Brasil, e um novo Centro, que será referência nacional em zootecnia, está sendo construído em Feira de Santana.
Ascom Faeb/Senar