O levantamento revelou que os produtores rurais brasileiros estão cada vez mais adotando novas tecnologias digitais no campo, como o uso de GPS, TV de plasma, telefone celular e computador

 Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio apontou mudanças significativas no comportamento de consumo e nos hábitos de mídia do produtor rural brasileiro. O levantamento revelou que os produtores rurais brasileiros estão cada vez mais adotando novas tecnologias digitais no campo, como o uso de GPS, TV de plasma, telefone celular e computador.

 

Lindauro Mota Nunes é produtor rural há cerca de 11 anos, atuando na fabricação de cachaça, criação de peixes e produção de leite na fazenda Salininha, em Cristópolis no Oeste da Bahia. Com foco na divulgação de seus produtos, o empresário conta com um aliado importante: a utilização do smartphone para promover o destilado, denominado “cachaça Baiana Bacana”

 “Tive certa resistência no início da utilização de mídias eletrônicas, mas vi que  é uma ótima ferramenta, e utilizo na divulgação principalmente da nossa cachaça que é feita de forma artesanal”, pontuou. Lindauro fez parte das ações de registro de marca e biotecnologia da fermentação do programa Sebraetec, serviço de consultoria especializada na implementação de soluções voltadas para a inovação, tendo como foco a qualidade do produto.

 Por dois anos, o empresário teve o auxílio do consultor credenciado do Sebraetec, Rogélio Brandão, na produção de leveduras puras para fabricação da cachaça, o que torna o destilado um produto diferenciado no mercado regional. Atualmente, a fazenda Salininha fabrica 25 mil litros de cachaça por ano que é vendida em todo o Oeste baiano. Jedimar de Jesus Souza também é produtor rural e trabalha com a produção de leite na comunidade de Missão do Aricobé, em Angical. Atualmente, produz 50 litros de leite por dia que abastece o município. O empresário também conta com a tecnologia oferecida pelo celular para divulgar seu trabalho.  “A internet tornou importante na divulgação de nossos produtos”, ressaltou”. Jedimar foi um dos participantes do curso Qualidade Total Rural oferecido pelo Sebrae com foco na gestão da qualidade rural.

 

Para o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, essa é uma ótima estratégia de alcançar mais vendas. “A internet pode ser uma grande aliada na promoção dos negócios com criatividade e pouco investimento. Somos 105 milhões de internautas e o quinto país em número de conexões à internet, sendo que 87% desses usuários utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços. Os dados só reforçam a importância do comércio eletrônico para as empresas.”, afirmou.

 

Os principais fatores que levam os produtores rurais baianos a acessarem à internet no seu negócio rural são: uso de email (77,4%); pesquisa de preço/fornecedores (61,3%); serviços financeiros (45,2%); compra de insumos ou mercadorias (38,7%); e serviços do governo (35,5%). A pesquisa nacional foi feita com 4.467 produtores rurais de 27 estados para conhecer a relação entre os pequenos produtores rurais e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Dados do IBGE revelam que a Bahia tem cerca de 586 mil produtores rurais (incluídos os da agricultura familiar), correspondendo a 13% do país.

 

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