A maior produtora de etanol de milho da América Latina, Inpasa, anunciou sua chegada à Bahia, reforçando o Matopiba como a nova fronteira para a produção de biocombustíveis a partir de cereais. Com um investimento de R$ 1,2 bilhão, a empresa irá construir uma usina de etanol em Luís Eduardo Magalhães, um dos maiores polos agrícolas do oeste baiano. A previsão é que a unidade esteja pronta em 2026.
A nova planta processará 1 milhão de toneladas de grãos por ano, com foco no milho e sorgo. A produção anual estimada será de 460 milhões de litros de etanol, além de 230 mil toneladas de DDGS (grãos secos de destilaria), subproduto destinado à alimentação animal. A usina também irá gerar 23 mil toneladas de óleo vegetal e 200 Gwh de energia elétrica por ano.
A chegada da Inpasa irá gerar 3 mil empregos, desde a construção até as operações, e impactará diretamente a economia local, envolvendo mais de 200 fornecedores diretos e o transporte de 10 mil cargas. Com essa expansão, a Inpasa terá seis plantas no Brasil e duas no Paraguai, consolidando-se como uma potência no setor de biocombustíveis e processamento de grãos.
Fonte//@portalbahiaagricola