Foto: Dado Ruvic/Reuters

O Walmart está se juntando à Microsoft na oferta para a compra do aplicativo de vídeos TikTok. A varejista anunciou a parceria em um comunicado para veículos americanos, incluindo a Bloomberg e a CNBC.

“A maneira como o TikTok integrou as capacidades de e-commerce e publicidade em outros mercados é um benefício claro para criadores e usuários nestes locais”, disse um porta-voz à CNBC.

“Acreditamos que uma potencial relação com o TikTok nos EUA em parceria com a Microsoft poderia adicionar essa funcionalidade chave e oferecer ao Walmart uma maneira importante de alcançar e servir consumidores”, continuou.

Na manhã desta quinta-feira (27), o diretor-executivo do TikTok, Kevin Mayer, pediu demissão. Mayer afirmou em uma carta aos funcionários que o “entorno político mudou drasticamente” nas últimas semanas, segundo informou a agência France Presse.

A relação entre TikTok e EUA

No início do mês, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs um decreto que proíbe qualquer tipo de transação com o aplicativo de vídeo e sua controladora chinesa ByteDance a partir de 20 de setembro.

O TikTok afirmou no fim de semana que entraria na justiça contra o decreto. Autoridades dos EUA têm mostrado preocupação de que as informações sobre usuários do aplicativo possam ser repassadas ao governo da China

O TikTok afirma que “nunca compartilhou dados dos usuários com o governo chinês, nem censurou o conteúdo a seu pedido”. Além do decreto do dia 6 de agosto, Trump emitiu ordem em 14 de agosto dando à ByteDance 90 dias para vender as operações do TikTok nos EUA.

Outras empresas como a Oracle e Twitter demonstraram interesse na aquisição do app.

A Microsoft, no entanto, tem aparecido na dianteira das negociações. A aquisição envolveria as operações do TikTok nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Microsoft e Walmart possuem relações há dois anos, quando a varejista adotou a plataforma de computação na nuvem Azure e as soluções empresariais do Microsoft 365.

A parceria tinha como objetivo fortalecer as duas companhias na competição com a Amazon, que atua como varejista e também oferece soluções de computação na nuvem.

“Estamos confiantes de que uma parceria entre o Walmart e a Microsoft atenderá às expectativas dos usuários do TikTok nos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, atenderá às preocupações dos reguladores dos Estados Unidos”, disse o Walmart.

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