Com olhares atentos e uma alegria contagiante, os pacientes com Transtorno do Espectro Autista-TEA acompanhados pela Secretaria de Saúde de Barreiras através do Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II), ganharam uma tarde com sessão de cinema exclusivo no encerramento da programação do Abril Azul. A ação envolveu a equipe multiprofissional do CER II, que acompanhou mais de 30 crianças, pais e cuidadores, durante a exibição do desenho Super Mario Bros em 3D.

Os autistas foram recepcionados no Cine Premier Barreiras, que abraçou o projeto Sessão Azul desenvolvido em várias salas de cinema nacional, com sessões adaptadas para crianças com autismo. No espaço foram disponibilizados todos os cuidados para as adequações necessárias, principalmente de mobilidade, desenho dublado, luzes levemente acesas, baixa luminosidade da tela e sonorização interna ajustada, para o conforto e melhor integração social.

A jovem Manuela, mãe do pequeno Artur demonstrou emoção e expectativa com a primeira vez do filho no cinema. “Estamos felizes com essa oportunidade, porque Artur nunca teve acesso ao cinema e tenho certeza que ele e todas as crianças que participaram, sentiram a alegria ao dividir este momento e assistir juntas o desenho do Mario Bros”, disse.

Participaram da sessão de cinema o diretor do CER II, Anderson Vian, coordenadora administrativa Geisa Schwambach, fonoaudióloga Taynara, pedagogo Fábio, psicólogas Marianna, Millene e as fisioterapeutas Gracy e Tayse que compartilharam com os autistas e familiares os momentos de interação e entretenimento.

“Durante o mês de abril reforçamos a conscientização na população sobre o Transtorno do Espectro Autista e preparamos uma programação especial no CER II, trabalhando o tema “Mais Informação. Menos Preconceito”, enfocando principalmente a inclusão social. Encerramos as atividades com essa diversão visual, com a exibição do Super Mario Bros no cinema, que é um espaço de lazer e se tornou um momento mágico, com muita interatividade das famílias”, destacou a fonoaudióloga Taynara Freitas.

Dircom

Comentário desabilitado.