A Prefeitura de Barreiras desde o início do ano está se preparando para realizar a Campanha de Vacinação Antirrábica, destinada a imunizar cães e gatos contra a raiva. Nesta semana, entre os dias 4 e 5, quinta-feira e sexta-feira, uma das ações promovidas pelo Centro de Controle de Zoonoses em parceria com o Centro Universitário Uninassau, por meio do curso de Medicina Veterinária, foi a capacitação dos agentes de endemias que trabalham na vacinação, como forma de prestar um melhor atendimento à população, ao oferecer aos profissionais informações atualizadas sobre a doença, deixando-os preparados para repassar o que aprenderam. O treinamento também mostrou como proceder de maneira eficaz para que haja resultado efetivo na campanha, prevista para o segundo semestre.
“Estamos seguindo para cinco meses de planejamento, estudando e vendo a melhor maneira para fazer a campanha. No ano passado a gente conseguiu alcançar a nossa meta na sede e na zona rural. Visitamos todas as residências na zona rural e assim também a gente fez na cidade. A população foi bem atendida e esse ano vai ser ainda melhor. O nosso objetivo é alcançar também 100% de cobertura. E essa parceria com a Uninassau é muito positiva porque eles estão trazendo novos conhecimentos”, disse o diretor do Centro de Zoonoses, Dorimar Almeida.
A capacitação está sob a responsabilidade do médico veterinário e coordenador do curso de Medicina Veterinária, Silvério de Oliveira Júnior, que vai trabalhar com os universitários durante a campanha contra a raiva. O projeto de parceria do Centro Universitário, junto com o Centro de Controle Zoonoses, tem a proposta de direcionar os alunos para atividades extracurriculares, desenvolvendo, além das campanhas, outras ações em saúde pública, que são o foco do município.
“Como o Centro de Zoonoses já nos ajuda permitindo acesso para aulas práticas e, visto que esta é uma parceria, para mim como coordenador do curso é uma felicidade, uma alegria devolver essa parceria como esta capacitação dos agentes de endemias. É muito bom apresentar, de uma forma prática, aos universitários, como é o exercício do nosso ofício, da Medicina Veterinária junto à saúde pública, e esse atendimento junto ao cidadão faz parte da formação pessoal do aluno porque ele acaba tendo contato com uma realidade um pouco diferente do consultório. É um serviço que é gratuito para a população e de fundamental importância”, disse Silvério de Oliveira Júnior.
O curso de Medicina Veterinária da Uninassau está no 5º semestre e na capacitação dos agentes de endemias abordou conteúdos como: transmissão da raiva, dados sobre a doença, prevenção e conservação da vacina.
Dircom