Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito deu início às ações do Maio Amarelo em Barreiras, com palestras e orientações aos estudantes do Ensino Fundamental I, II e Médio, e ainda para empresas com palestras educativas. A proposta segue o objetivo do movimento internacional de conscientizar a população para redução de acidentes e a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.
Nesta segunda-feira (8), foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Presidente Médici receberem os agentes da Coordenação Municipal de Trânsito (Cootrans), que abordaram os cuidados que pedestres, ciclistas e motoristas devem tomar ao trafegar pelas ruas e rodovias. Já nesta terça-feira (9), os agentes palestraram na empresa He-Net que também conheceu regras básicas de trânsito, direção defensiva, comportamento do pedestre e a importância de seguir a legislação do trânsito brasileiro.
O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2013, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Somente em 2022, foram registrados pela Cootrans 711 acidentes sem vítimas em Barreiras. De janeiro até março de 2023, já foram registrados 190 acidentes. De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio, durante todo o mês de maio, diversas atividades serão realizadas no município com o propósito de orientar motoristas, ciclistas, pedestres e passageiros sobre as leis de trânsito.
“O mês de Maio tem essa finalidade de chamar a atenção de todos para o cuidado no trânsito. É fundamental seguir a legislação e evitar acidentes que deixam sequelas, às vezes, bem graves. Elaboramos um cronograma para realizar essas palestras nas empresas interessadas em abordar essa temática como também nas escolas do município, e blitz educativas, alertando a população sobre a importância de adotar comportamentos prudentes para termos um trânsito mais seguro”, ressaltou Júnior Sampaio.
Dircom