Os cuidados necessários para evitar o estresse decorrente de fatores como exaustivas jornadas de trabalho e a grande responsabilidade e atenção dedicada aos pacientes foram o foco da palestra destinada aos servidores que atuam na Secretaria de Saúde Barreiras e aos acadêmicos dos cursos de Medicina, Nutrição e Biologia da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). O evento, realizado no auditório da Universidade, na sexta-feira (12), foi uma ação que integra o Programa PET-Saúde do Ministério da Saúde em parceria com a Ufob e a Secretaria Municipal.

“Observamos uma grande demanda sobre a necessidade de realizar este acompanhamento, junto aos profissionais de saúde, levando informações relacionadas ao estresse ocupacional. Como o PET-Saúde já estava com ações dentro das unidades como a UPA, Viep e unidades de saúde da família, a ideia foi encerrar essas ações com uma palestra sobre o assunto”, destaca a enfermeira do trabalho da Secretaria de Saúde, Kadya Carlos Neves.

Com o tema “Estresse Ocupacional em Profissionais de Saúde; vamos mapear para cuidar? ”, a médica do trabalho, Ana Isabela Ramos Feitosa de Assis dividiu suas experiências profissionais com os presentes, repassando orientações importantes sobre o estresse no ambiente de trabalho. Ela é Mestre em Saúde Coletiva, Gestão de Sistema de Saúde, Especialista em Higiene Ocupacional, Perita Médica, e com experiência na área de Saúde do Trabalhador.

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) – é uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde. (Fonte Ministério da Saúde:  https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sgtes/pet-saude).

Dircom

Comentário desabilitado.