Entre apresentações musicais, teatrais, exposições e debates, os lançamentos de livros foram atrações à parte na sexta edição da Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib). Durante os três dias do evento, de 23 a 26 de maio, ocorreram mais de 30 lançamentos e relançamentos de variados gêneros e estilos literários. Trata-se de uma forma de valorizar as produções literárias de novos e consagrados autores e estimular crianças e adolescentes a se dedicarem à leitura e também à escrita.
“A Flib se traduz em importante espaço de debates culturais bem para o estímulo às produções literárias, nesta edição estão ocorrendo lançamentos de autores não apenas de Barreiras e municípios próximos, mas também de Bom Jesus da Lapa, Seabra, Alagoinhas, Palmas (TO) e Angola”, destaca a curadora do evento, Marilde Guedes. Ela fez o lançamento do livro “Educação e mudança social”, obra que assina com outros três autores.
Com temas e abordagens diversificadas as obras lançadas refletem momentos e experiências únicas, como o livro “A Multiforme Face da Pandemia”, de autoria do fisioterapeuta e ex-secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, lançado na quarta-feira (24) e que relata momentos do período da Covid-19. Na fila de autógrafos, o prefeito Zito Barbosa levou o abraço ao autor. “Assim como Anderson, parabenizo os demais escritores presentes na festa literária. São pessoas que doam o seu tempo e suas vivências para garantir aos leitores informação, diversão e conhecimento”, disse Zito Barbosa.
Quem também divulgou os resultados de uma pesquisa realizada junto ao Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus foi a professora da rede municipal de ensino, Rita Nascimento. O compilado de informações está no livro “As contribuições das competências pedagógicas na elaboração do plano de gestão escolar”, lançado na Flib. “Eu gostei muito de participar da Festa Literária porque é uma oportunidade que nós educadores temos de mostrar resultados das pesquisas desenvolvidas dentro do nosso espaço, dentro das escolas do município”, relatou.
O evento – A Flib 2023 é uma realização da Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo, com participação de uma curadoria composta pela Secretaria Municipal de Educação, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), Academia Barreirense de Letras (ABL) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
Dircom