A sustentabilidade, economia local e a criatividade deram o tom do primeiro Desfile da Inclusão promovido na segunda-feira (10), pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, dentro das estratégias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável, Economia Verde e Criativa. O evento reuniu na Câmara de Vereadores, autoridades, artistas, modelos e convidados, que conferiram de perto as peças produzidas pelos artesãos das comunidades do Barrocão de Cima, Chico Preto, Mantiqueira, Boqueirão do Justino, São Vicente, Campo Grande e ainda pelos usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II).

A diversidade da matéria-prima apresentada no Desfile da Inclusão foi retirada do Cerrado baiano no município de Barreiras. Colares, bolsas, blusas e outros acessórios foram produzidos com sementes de flamboyant, tamboril, jacarandá, babaçu, angelim e capim dourado. De acordo com a assessora especial e coordenadora do projeto, Maria da Penha de Faria, o Desfile da Inclusão buscou destacar a economia verde, criativa e solidária de Barreiras como parte do Projeto Travessia, que reúne a colaboração das Secretarias de Educação, Assistência Social e Trabalho, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cultura e Turismo.

“Já tínhamos um pré-diagnóstico das comunidades, da iconografia, das culturas e matérias-primas, e assim, elaboramos essa proposta baseada nas comunidades partindo das culturas e transformando em arte contemporânea. Temos um banco de sementes, e hoje, apresentamos o resultado com a culminância desse desfile, baseado nas dimensões humanas, na inclusão social, geração de renda e no fortalecimento das comunidades e suas culturas. Agradeço a gestão municipal e os parceiros em colaborar com esse projeto, e também pela sensibilidade de apresentar para o mundo o que de melhor temos no nosso Cerrado”, pontuou Maria da Penha.

Mais de 60 diferentes modelos de biojoias, bolsas, além de objetos decorativos que refletem a identidade cultural das comunidades, chamaram a atenção de todos, inclusive do prefeito Zito Barbosa que prestigiou o Desfile da Inclusão acompanhado do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior; secretário de Indústria e Comércio, Roberto de Carvalho; subsecretária de Cultura e Turismo, Emília Moreno; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras-SPRB, David Schmidt; e ainda os vereadores Otoniel Teixeira, Rider Castro e Hipólito dos Passos.

“Temos um Cerrado rico na biodiversidade, bonito e produtivo, e ver toda essa beleza transformada em criatividade e sendo apresentada utilizando o melhor do nosso bioma, é muito gratificante. Projetos como esse coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e desenvolvido por Maria da Penha, nos deixam muito felizes, além do turismo ecológico, fortalecemos essa cultura e a sustentabilidade econômica em nosso município. Parabéns a todos por esse desfile grandioso”, ressaltou o prefeito.

As peças únicas foram apresentadas pelos modelos e convidados: Talita Joala, Verana Matos, Eliana dos Passos, Lucas Gabriel, Drª. Fhatima Oliveira, Rose Mota, Luciane Souza, Mônica Patrícia, Fabiana Almeida, Nicole Franque, Anízia Santos, Gabriel, Ireni, Maria José, Andriele, Luisa e as índias Maria Clara e Solane.

Dircom

Comentário desabilitado.