A comunidade da Mantiqueira foi o ponto de encontro dos pequenos produtores rurais do Cinturão Verde nesta terça-feira (11), quando na oportunidade receberam 40 kits de irrigação por gotejamento pela Ação de Transferência de Tecnologia e Eficiência Hídrica na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Boa Sorte, realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com Prefeitura de Barreiras, através das Secretarias de Agricultura e Tecnologia e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
A ação cujo objetivo busca possibilitar melhorias significativas na qualidade da produção e ainda estimular o uso sustentável dos recursos hídricos, também contou com a parceira do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, Cargill, Codevasf, Corteva Agriscience, Naandanjain e Pioneer.
“Essa segunda entrega de kits de irrigação nessa localidade, faz parte de um diagnóstico socioambiental realizado através de visitas aos agricultores irrigantes, situados na região do Ribeirão Boa Sorte com as equipes técnicas da Aiba e da Prefeitura, que concluíram que esse sistema de irrigação seria a melhor forma de levar água para todos. Além de beneficiar os agricultores, colabora com a produção e segurança alimentar de famílias e moradores da região, e além disso, dos recursos hídricos”, pontuou o secretário de Meio Ambiente e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, Demósthenes Júnior, em sua participação no evento.
Participaram também desse momento, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; o secretário e a subsecretária de Agricultura e Tecnologia, José Marques e Manuela Maia, respectivamente; também a diretora administrativa da Aiba, Carol Zuttion, gerente de Sustentabilidade da Aiba, Éneas Porto; analista ambiental da Aiba, Gláucia Araújo; e ainda o coordenador regional do Inema, Saul Reis; gerente geral da Fábrica da Cargill em Barreiras, Rafaela Mascarenhas; representante da Corteva, Frederico Machado, além dos vereadores Otoniel Teixeira, José Valdomiro e os técnicos das secretarias.
O secretário municipal de Agricultura e Tecnologia, José Marques, ressaltou que mais de 200 famílias do Cinturão Verde que inclui as comunidades da Mantiqueira, Bezerro, Palmeira, Brejinhos, Barra de Água Vermelha, Tabua de Água Vermelha, Canabrava, Boqueirão do Justino, Boqueirão do Rodrigues e Fazenda Água Boa, são assistidas pelo Projeto Vale Produtivo. “Após três anos empenhados em resolver as demandas dessas localidades, hoje estamos, juntamente com a Aiba e Cargill, entregando esses kits que irão viabilizar e aumentar a produção dos mais variados cultivos dessa região”, acrescentou.
Após a entrega dos kits, foi realizada uma visita técnica na propriedade da agricultora Arlene Santos. Ela que já havia recebido os kits na primeira etapa falou da satisfação de ver seus plantios de feijão, tomate e milho se desenvolverem através da técnica de gotejamento. “Uma alegria receber todos esses técnicos para comprovar que todas as instruções estão dando certo. Fui contemplada com o kit e o resultado tem sido muito satisfatório”, relatou.
Éneas Porto, gerente de Sustentabilidade da Aiba, pontuou que a melhoria de vida foi o principal objetivo com a entrega dos kits de irrigação por gotejamento. “A intenção de fato é trazer as ações de transferência e tecnologia, conhecimento e mudança para a vida dos moradores,e nas práticas diárias dos produtores rurais com relação à garantia do uso da água”, disse.
Já no almoço com os representantes das instituições, o prefeito Zito Barbosa agradeceu as importantes ações realizadas em parcerias para o desenvolvimento das comunidades rurais de Barreiras, contribuindo para o incremento de ações sustentáveis de fomento à agricultura e promovendo o desenvolvimento econômico dessas regiões produtivas.
“Nosso trabalho nessa região se amplia através das parcerias com as instituições e demais órgãos públicos para oferecer soluções aos desafios enfrentados pelos agricultores nessa localidade. Hoje, com essa parceria entregamos 40 kits de irrigação por gotejamento para esses pequenos produtores, que aumentarão a produção, principalmente nesse período de seca, tendo a possibilidade de cultivar uma variedade de produtos, melhorando assim a renda no campo. Com essa atenção que nossa gestão dedica a zona rural, devolvemos à população do campo o entusiasmo e o sentimento de pertencimento, mantendo o agricultor familiar fixado no campo e aumentando assim a produção e desenvolvimento do município”, salientou Zito Barbosa.
Dircom