Expectativa e animação dos pequenos estudantes de três escolas da rede municipal de ensino marcaram a manhã desta segunda-feira (7), durante abertura das atividades do Projeto Agente Mirim do Trânsito no pátio do 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação – BEIC, em Barreiras. A Escolinha do Trânsito, que funciona por meio de parceria entre Prefeitura de Barreiras por meio das Secretarias de Educação e Segurança Cidadã e Trânsito com a Polícia Militar da Bahia, reuniu mais de cem estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I.

Nesta segunda turma, as Escolas Municipais Santa Luzia, Palmira Farias e Miguel Pereira Gomes do povoado do Tatu terão oportunidade de aprender na teoria e na prática, as noções, prioridades e preferências no trânsito, com crianças na faixa etária de 7 a 9 anos. Em sala de aula e na pista de treinamento, as orientações socioeducativas sobre passagem em faixas de pedestres, placas de sinalização, ciclovia, vagas para estacionamento, veículos, motocicletas e pedestres, chamaram atenção dos futuros condutores.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes o comandante do 10º BEIC, Ten. Cel. Camilo Uzêda; o secretário de Educação Jeferson Barbosa; o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio; o subsecretário Cristiano Rans; membros do Rotary, diretores escolares, professores e demais autoridades militares da Polícia Militar. Entre agradecimentos e apresentações dos estudantes, o comandante do 10º BEIC deu as boas-vindas aos aprendizes e reforçou a importância da parceria.

“A Escolinha de Trânsito é um projeto pioneiro na Bahia, temos obtido um excelente resultado, com a formação das crianças que serão nossos agentes mirins de trânsito no dia a dia, e além disso, desde cedo já adquirem consciência sobre a educação no trânsito, alertando os pais e familiares. Agradecemos todos os parceiros, principalmente o envolvimento da Secretaria de Educação, Segurança Cidadã e Trânsito e os agentes municipais de trânsito, no apoio às atividades rotineiras”, destacou o Ten. Cel. Camilo Uzêda.

O secretário de Educação agradeceu a gestão escolar, o comprometimento dos estudantes da sede e zona rural no projeto e a parceria permanente com a Polícia Militar. “Esse é um momento importante para a educação, não somente educação pedagógica, mas sim educação cidadã, onde iniciamos com a Polícia Militar da Bahia, a abertura da segunda turma para as aulas teóricas e práticas da Escolinha de Trânsito. Na primeira turma, formamos 176 estudantes e agora, as escolas municipais Palmira Farias, Santa Luzia e Miguel Gomes, terão a chance de aprender as regras do trânsito que é na verdade uma questão de cidadania e segurança, ajudando na formação dessas crianças que são os futuros condutores. Tudo isso reforça a parceria da Polícia Militar com as Secretarias Municipais de Educação e Segurança Cidadã e Trânsito”, disse Jeferson Barbosa.

Logo após, os estudantes receberam uma cartilha de atividades no trânsito e puderam conhecer a sala de aula onde serão ministradas as aulas teóricas e a pista de simulação com os ciclomotores infantis.

Dircom

Comentário desabilitado.