O PT lançou, nesta quinta-feira (10), o canal de TV via satélite oficial do partido. Os conteúdos, hoje transmitidos pela TV PT no YouTube, vão ser transmitidos pelo 1313 na televisão aberta, com programação 24 horas. O projeto, ainda incipiente, mostra conteúdos institucionais produzidos pela sigla e, nesta manhã, foi apresentado um jornal matinal conduzido por equipe petista.
“Agora, teremos conteúdo 24 horas com um alcance maior do que temos pelo YouTube. Vamos passar muitos documentários sobre a história do PT, campanhas memoráveis e anúncios do governo Lula. Como a TV é 24 horas, se acontecer algum fato inesperado, teremos uma equipe de plantão e posicionamentos oficiais da sigla através do 1313”, explicou Jilmar Tatto (PT-SP), secretário de Comunicação do partido.
No lançamento, Tatto acredita que a imagem de Lula será importante para deslanchar o projeto. A Comunicação do partido vai apostar em acordos de direitos com emissoras como a EBC e a TV Câmara para transmitir conteúdos no 1313. “Nosso garoto propaganda principal é o Lula. O que ele falar, vamos transmitir”, disse ele.
O modelo funciona através do formato TVRO, ou televisão de apenas recepção, que não envolve o regime de concessão. Na prática, o PT aluga espaço em uma parabólica para transmitir, como fazem alguns veículos de comunicação com transmissão no YouTube. O regime não depende de uma outorga do Ministério das Comunicações para entrar em funcionamento. De acordo com a Anatel, que regula o mercado de radiodifusão, a projeção é que o modelo TVRO alcance até 50 milhões de pessoas.
Em outro movimento, em junho, o PT encaminhou ao Ministério das Comunicações um pedido de autorização para que o partido pudesse ter concessões de TV e rádio, alegando que a outorga seria importante para a promoção do “debate” e da “educação política” do país.
Fonte//O Globo