Com desfile das delegações de todas as Escolas Municipais da rede de ensino, a Secretaria de Educação de Barreiras realizou na sexta-feira, 11, a cerimônia de abertura oficial dos Jogos Estudantis Barreirenses – JEB 2023, na Praça da Juventude Esmail Figueirêdo. Participaram do evento o secretário da Educação, Jeferson Barbosa; secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Lucas Quirino; presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; vereadores Teteia Chaves e Dr. Sileno Cerqueira; equipes técnicas das Secretarias de Educação e Esporte, diretores, professores, familiares e comunidade escolar.

A cerimônia marca o início da 2ª fase dos Jogos Estudantis Barreirenses envolvendo os estudantes do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano em diversas modalidades desportivas, individuais e coletivas, sendo assim, considerado o maior evento esportivo escolar do Oeste baiano. Na 1ª fase, a Gincana Estudantil integrou 35 escolas municipais que participaram com os  estudantes do 2º ao 5º ano, que ainda consagrará a escola campeã nesta terça-feira, 15, após a disputa entre as Escolas Antônia Matos de Oliveira contra Miguel Pereira/Pedro Cavalcante da Silva.

Neste ano, o JEB volta com força total após a pandemia de Covid-19 e estima-se a participação de mais de 18 mil estudantes da rede municipal. Animados pelas fanfarras dos Colégios Municipais Sagrado Coração de Jesus e Aplicação Octávio Mangabeira Filho, logo após o desfile das delegações os estudantes entoaram o Hino Nacional Brasileiro. Emocionado, o coordenador do JEB 2023 e assessor Aparecido Freitas, agradeceu a participação e envolvimento dos diretores e professores, destacando o dia 11 de agosto, Dia do Estudante, como marco para abertura dos jogos.

“Nossos agradecimentos aos construtores da educação, que são nossos diretores e professores, mas hoje, os protagonistas do JEB são nossos estudantes, que iniciam a segunda fase dessa jornada esportiva no Dia do Estudante. Até outubro, teremos disputas durante a semana em busca dos campeões, mas focados no sentimento de gratidão, competitividade e felicidade, pois o esporte é uma ferramenta que proporciona alegria e integração”, destacou Freitas.

O destaque juvenil foi para o estudante do Colégio de Aplicação Octávio Mangabeira, Kaik Ribamar de Jesus Moreno, que conduziu a bandeira do Brasil e atualmente se destaca como melhor jogador sub-18 na Bahia, rendendo convocação para a Seleção Baiana de Voleibol para disputar o Campeonato Brasileiro no mês de outubro. “ O JEB é uma porta de entrada para a vida esportiva, e eu sempre busquei e sonhei em fazer do esporte meu maior objetivo, e agora consegui chegar ao campeonato brasileiro, levando o nome de Barreiras para todo Brasil”, disse Kaik.

Antes do pontapé inicial, abrindo oficialmente as competições, o secretário de Educação de Barreiras parabenizou toda equipe e direção escolar, enfatizando que o JEB é um momento de celebração da educação e esporte.

“Hoje é dia de comemoração na Educação, celebramos o Dia dos Estudantes e também a abertura do JEB 2023, que une estudantes em busca do sonho de serem campeões. Os jogos proporcionam também aprendizagem em um intercâmbio cultural entre as escolas da sede e do campo, todos em busca de bons resultados. O mais importante, é que todas as disputas acontecerão em equipamentos esportivos do município, que atualmente conta com um grande número de quadras e ginásios poliesportivos, além da Praça da Juventude, o Complexo Esportivo Dep. Luiz Braga e o Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade. Desejamos boa sorte a todos, que o JEB seja um espaço de integração, de descoberta de talentos, de união e congraçamento estudantil”, declarou Jeferson Barbosa.

Dircom

Comentário desabilitado.