Ações de valorização aos demandatários do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), em Barreiras, foram realizadas pela equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho durante a sexta-feira (19). A data marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado em todo o Brasil e chama a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que vivem nesta condição. O evento contou com a presença da secretária Dicíola Baqueiro e da subsecretária, Maritânia Carvalho.

“É fundamental direcionarmos ações e políticas públicas de inclusão, apoio e respeito a estas pessoas que vivem nas ruas por fatores como ausência de vínculos familiares, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas, doença mental, dentre outros. O Centro POP está aqui para acolher estas pessoas todos os dias, e hoje, em especial, está oferecendo atividades que buscam elevar a autoestima e cuidar da saúde e do bem-estar”, destacou a secretária Dicíola Baqueiro.

A ação coletiva contou com o apoio da Secretaria de Saúde que ofereceu exames de testagem e também com os profissionais do CAPS/AD, explanando acerca dos serviços prestados por estes equipamentos. Marcaram presença ainda as equipes da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis; profissionais de salão de beleza, com serviços de corte de cabelo; e o psicólogo Almir Ferraz e assistentes sociais com rodas de conversa. Integraram ainda as atividades, uma apresentação teatral, almoço e música ao vivo.

Sobre o 19 de agosto – O ato é nacional, e ocorre em ao menos 22 estados, marcando o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, relembrado no dia 19 de agosto, data em que, no ano de 2004, sete pessoas que viviam na Praça da Sé, no Centro de São Paulo, foram assassinadas e outras oito foram feridas enquanto dormiam. A tragédia é conhecida como “Massacre da Sé”.

Dircom

Comentário desabilitado.