O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Cel BM Adson Marchesine, lançou na manhã desta quarta-feira (23), em Barreiras, na região oeste, a Operação Florestal Bahia 2023, que envolve ações de prevenção e combate às queimadas. Tambémlança inaugurou a Base Florestal Oeste, com a construção de novos alojamentos, sanitários, lavanderia, sala de convivência, sala de comando, dentre outros. O evento de apresentação das medidas foi realizado na sede do 17° Batalhão de Bombeiros Militar. O trabalho será coordenado por uma força-tarefa do CBMBA, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).
Estão envolvidos na operação mais de 150 bombeiros militares especialistas em incêndio florestal, além de brigadistas voluntários, uma frota de cem viaturas tipo caminhonete, com tração nas quatro rodas, e equipamentos como motosserra, sopradores, pás, foices, mochilas costais, enxadas e facões. Todo o estado está coberto pelas ações a partir das quatro bases florestais para que as respostas sejam mais rápidas.
As medidas incluem monitoramento de focos de calor, houve treinamento para brigadistas voluntários, trabalho preventivo de notificação, combate efetivo ao incêndio florestal, bem como a ampliação de recursos técnicos e profissionais especializados. Cursos e eventos para sensibilização de comunidades em áreas vulneráveis à ocorrência de incêndios também foram adotados como estratégia. A prevenção é o principal trabalho e, por isso, a população também é convidada a colaborar, comunicando os focos de incêndio assim que forem identificados e evitando manejo do fogo em lotes, plantações, lixos e vegetação de forma geral nessa época do ano.
A solenidade também contou com a presença do Secretário de segurança pública, Marcelo Werner, do Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Mendonça, do Subcomandante Geral do CBMBA, coronel Piauhy, do comandante de operações, coronel Jadson, do comandante do CRBM Oeste, coronel BM Miguel Filho, do comandante do CRBM Leste, Coronel Nelzito e do comandante do 17° BBM, tenente-coronel BM Cedraz, além de outras autoridades municipais e estaduais.
Fonte//17ºBBM