Considerando que a região Oeste da Bahia registra no período de junho a novembro um clima de alta temperatura e baixa umidade, o 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Barreiras nesta quarta-feira (23), lançou a Operação Florestal Bahia 2023, em cerimônia realizada na sede da corporação. Na oportunidade, houve a entrega oficial da nova Base Florestal, que funciona no mesmo espaço do Grupamento e será ponto estratégico para atuação dos Bombeiros Militares Especialistas em Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

Estiveram presentes, o comandante geral do Corpo de Bombeiros na Bahia, coronel Adson Marchesini; o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner; o secretário de Meio Ambiente do Estado, Eduardo Mendonça Sodré Martins; o comandante do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Barreiras, ten. cel. BM Leonardo Araújo Cedraz; também o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; o chefe de Gabinete, Melchisedec Neves; a subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marisa Costa e o vereador Valdimiro José.

É durante esses cinco meses que o Oeste apresenta maiores ocorrências de queimadas e incêndios florestais, causando prejuízos à fauna e à flora, além disso, colocando em risco a vida de pessoas, situação registrada também nas regiões Sudoeste, Norte e Chapada da Diamantina, motivo pelo qual o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, todos os anos intensifica as ações de combate e prevenção às queimadas. “Tenham certeza que iremos corresponder a altura as expectativas da Secretaria de Segurança Pública e proteger o meio ambiente do nosso estado. A Secretaria pode contar conosco 24h por dia”, comentou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini.

No ano passado, o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia alcançou bons resultados em relação ao combate de queimadas e à prevenção. Segundo a Corporação, dados da Operação Guardiões do Bioma mostram que o Estado teve destaque atuando em 4.648 eventos de fogo, ocupando o primeiro lugar entre os demais estados da Federação, neste quesito.

“A gente vai ter um novo Bahia sem Fogo, isso eu posso afirmar a vocês. Vamos ter uma nova política, distribuição de competências, parceria firmada, diversos atores para que tenhamos no ano seguinte uma Bahia sem fogo efetiva, tecnológica e que nos ajude a trabalhar melhor o combate ao incêndio, e não só o combate mas também a prevenção e a investigação. Isso é importante e eu queria deixar registrado, teremos isso em breve da melhor forma possível”, comentou o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré.

Para o vice-prefeito de Barreiras, o trabalho dos Bombeiros Militares é imprescindível, especialmente nesta época do ano. “Sabemos que é um período que fica muito quente e seco. Tivemos, aqui, a oportunidade de acompanhar a apresentação de todo corpo efetivo que estará à frente deste trabalho preventivo e corretivo, também em relação aos incêndios florestais e, temos a certeza de que estamos em boas mãos porque a equipe está muito bem treinada com o comando à frente, orientando de maneira disciplinada todo o trabalho que vai ser realizado, e a Prefeitura não poderia deixar de estar presente”, comentou Emerson Cardoso.

Na solenidade, o Corpo de Bombeiros homenageou o apoio da Prefeitura de Barreiras à Operação Florestal, nas pessoas dos secretários municipais Demósthenes Júnior (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Júnior Sampaio (Segurança Cidadã e Trânsito), que foram representados pela subsecretária Marisa Costa e o assessor Wilson Barbosa, respectivamente.

Dircom

Comentário desabilitado.