As famílias da Vila Brasil ganharam um dia especial nesta quarta-feira, 23, com atendimento, cuidados com a saúde, beleza, teatro, brincadeiras e lanches para as crianças durante a Ação Comunitária realizada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS IV. Música, interatividade, orientações jurídicas e acesso aos serviços sociais também chamaram atenção dos demandatários das comunidades rurais e moradores, que marcaram presença e usufruíram dos atendimentos.
A secretária de Assistência Social, Dicíola Baqueiro, a subsecretária Maritânia Carvalho e equipe da pasta, foram recepcionadas pela coordenadora do CRAS IV, Raquel Nascimento e colaboradores. Ela explicou que a Ação Comunitária é um evento social com objetivo de aproximar as famílias e fortalecer os vínculos com o equipamento.
“É um momento de integração e interatividade com todas famílias dos bairros adjacentes e comunidades rurais de abrangência do CRAS IV, onde ofertamos serviços de cadastro e atualização do CadÚnico, Bolsa Família, orientações sobre o atendimento no Creas, Tarifa Social, emissão de documentos, cuidados com a autoestima, orientações jurídicas, animação para as crianças e toda atenção voltada para os direitos socioassistenciais”, disse a coordenadora do CRAS IV, Raquel.
A Ação Comunitária contou com a participação das equipes do Bolsa Família; CadÚnico; Defensoria Pública; Coelba; Cartório de Registro Civil do 2º Ofício; serviços de saúde com testes rápidos, aferição de pressão e distribuição de preservativos; equipe dos Correios com emissão de CPF e documentos; aprendizes do Instituto Mix com corte de cabelo, designer de sobrancelhas e massoterapia, além dos animadores da Tia Chika, que fizeram apresentações infantis.
Animada com a alegria das crianças e familiares, a secretária de Assistência Social e Trabalho destacou que a Ação Comunitária oferta serviços e benefícios às famílias com a finalidade fortalecer a função protetiva, prevenir a ruptura de vínculos, promover o acesso, usufruto de direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida.
“Realizar ações que envolvem as famílias é fundamental, porque nesse espaço temos como premissas a promoção da comunicação comunitária, a mobilização social, o protagonismo da comunidade, o fortalecimento dos vínculos, defesa dos direitos, viabilização no repasse de informações, o sentimento de coletividade e a organização comunitária, por meio do estímulo à participação cidadã. Nosso trabalho é fortalecer sempre esse sentimento de pertencimento social e de acesso aos direitos de todos, principalmente daqueles que estão em maior vulnerabilidade social”, finalizou Dicíola Baqueiro .
Dircom