Com a implementação do novo sistema GRM WEB, para marcação de procedimento, nesta quinta-feira (14), a Secretaria de Saúde de Barreiras por meio da Central Integrada de Regulação – CIR, realizou mais um ciclo de capacitações com os 48 marcadores das unidades de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde – APS, no laboratório de informática da Uninassau. Os marcadores foram recepcionados pela coordenadora da CIR, Josélia Nunes, a coordenadora de Auditoria em Saúde, Edelsa Marchewicz, o enfermeiro auditor Ebenezer Nogueira, biomédica auditora Michellyne Haum, apoiadoras da Atenção Básica e equipe técnica da empresa do sistema GRM WEB.
Durante todo o dia, os marcadores puderam tirar dúvidas, compartilhar experiências da rotina de marcação e conhecer detalhes sobre os diferentes conceitos envolvidos no processo de regulação, controle, avaliação de sistemas e serviços de saúde. Em sua abordagem, a coordenadora da Auditoria, Edelsa Marchewicz explicou sobre a importância dos componentes de auditoria para a qualificação da gestão dos sistemas de saúde, trazendo à tona a relação com prestadores de serviços, credenciamento, auditoria de gestão interna e externa.
“Tentamos de forma simplificada repassar todas as premissas da auditoria, que é um processo de auxílio e identificação de eventuais riscos no processo de gestão, protegendo tanto o recurso público quanto a execução do serviço que é prestado ao usuário do SUS. Nossa meta é realmente ampliar o acesso de todos a rede de saúde, mas de forma correta, com documentação e agindo dentro da transparência”, disse.
Na segunda etapa de treinamento, os marcadores foram acompanhados pelos especialistas operacionais do sistema GRM Web, verificando a agilidade, ferramentas, agendamentos, relatórios e feedback dos usuários. A coordenadora da CIR, Josélia Nunes, acompanhou todas as etapas da capacitação, destacando que tem sido prioridade da gestão municipal garantir o acesso rápido à assistência em saúde.
“Estamos em fase de adaptação ao novo sistema, mas já comemoramos bons resultados, principalmente porque a nossa intenção é proporcionar aos pacientes um atendimento com celeridade e dinamismo dentro das unidades de saúde, possibilitando acesso rápido a agendamentos de exames e consultas. Nosso agradecimento a todo apoio que temos recebido da Secretaria de Saúde e aos marcadores, que estão interagindo, tirando dúvidas e participando de todas as etapas de capacitação”, destacou Josélia Nunes.
Dircom