Acompanhado pelo deputado estadual Antônio Henrique Júnior, pela secretária e subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues e Juana Jamille, respectivamente, o prefeito Zito Barbosa esteve na sede da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), levando uma pauta de reivindicações na busca por melhorias nos atendimentos e equipamentos, que atendem cidadãos de Barreiras e de municípios pactuadas da região Oeste. A comitiva foi recebida pelo subsecretário de Saúde do Estado, Paulo Bastos e equipe técnica da Sesab.

“Barreiras recebe hoje, além dos pacientes da cidade, em atendimentos como os de cirurgias eletivas e na UPA 24 Horas, também pessoas de outros 36 municípios pactuados da região, no caso da UPA, até pacientes do Tocantins e do Piauí procuram a unidade. Então, é necessário o apoio do Governo do Estado na ampliação destes atendimentos e na entrega de equipamentos, que desde o funcionamento desta unidade ficaram pendentes de instalação, e que farão a diferença no tratamento oferecido aos pacientes”, destacou o prefeito Zito Barbosa.

Ele entregou um amplo estudo técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, sobre a necessidade e urgência da instalação e funcionamento do Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza, já em construção, pelo poder público municipal, externando a necessidade do apoio do Governo do Estado na manutenção da unidade hospitalar, que atenderá não só Barreiras, mas também os municípios pactuados. Compuseram a pauta da audiência ainda, a parceria na ampliação do Programa do Glaucoma, que concentra uma grande fila de espera e na ampliação do Programa de Cirurgias Eletivas, assim como o pleno funcionamento da UNACON.

“A reunião foi bastante oportuna para a exposição das principais dificuldades enfrentadas pela Saúde Municipal ao atender nossos pacientes. Dentre todas as demandas, solicitamos também o apoio do Governo do Estado na aquisição de novas ambulâncias, fundamentais para o transporte e deslocamento das pessoas que necessitam de atendimentos fora de Barreiras, especialmente em Salvador, com ênfase para os oncológicos, uma vez que são casos que precisam de intervenções urgentes e contínuas, e que não são oferecidas no município”, disse a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, que também participou em Salvador da reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB).

Dircom

Comentário desabilitado.