Os ensaios das fanfarras de diversas instituições de ensino estão incomodando os moradores de Barreiras. Quem mora perto dos locais onde estão sendo realizados os ensaios, que se intensificam semanas antes do 7 de Setembro, estão se estendendo até agora, não estão aguentando mais tanto barulho.
Um morador entrou em contato com o Site Mais Oeste para relatar que ele e a irmã, uma idosa que sofre com a doença de alzheimer, foram ofendidos por participantes da fanfarra que realiza ensaios nas proximidades do Colégio Padre Vieira. Eles foram reclamar do barulho e acabaram, de acordo com ele, sendo ameaçados. O morador prestou queixa na delegacia e procurou a diretoria do colégio para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
A situação está saindo do âmbito cultural e até mesmo acadêmica, para a violência. O Site Mais Oeste apurou que não é apenas no Colégio Padre Vieira que o problema está incomodando. Pessoas que moram próximo ao Colégio Sagrado Coração de Jesus, relataram que a situação é a mesma e a alegação é que os ensaios são para o 7 de setembro, porém os moradores atestam que as fanfarras começam a ensaiar em abril.
Vale lembrar, que a Lei de Perturbação do Sossego pode ser configurada em qualquer horário do dia ou da noite. A pessoa que sentir-se perturbada, seja com som de veículos, gritarias, algazarras em bares e festas em casas ou condomínios deve ligar para a Policia Militar (190) e solicitar uma viatura no local. E poderá fazer o registro da ocorrência através do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
A Prefeitura de Barreiras ainda não se pronunciou sobre o problema que está tirando o sono de que mora nas proximidades do colégio e os ensaios continuam normalmente para posteriores participações das fanfarras em eventos diversos.
Foto//Dircom