Jornalistas profissionais que atuam como autônomos, em assessorias de imprensa ou vinculados aos veículos de comunicação no Oeste da Bahia, são esperados para o Encontro Regional que acontece no próximo dia 27 de outubro, no espaço da Academia Barreirense de Letras, no Centro Histórico de Barreiras.

O evento contará com a presença do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves, que está com uma programação extensa nas diferentes regiões do estado. No começo deste mês ele reiniciou uma agenda de reuniões que a atual diretoria tinha programado e começado entre 2019 e início de 2020, paralisada por causa da pandemia.

Nos atuais encontros são abordadas temáticas preparatórias para o XI Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia (Conejorba), bem como o 22º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai), que acontecem entre 16 e 19 de novembro, no Hotel Sol Victoria Marina, em Salvador.

Também estão em pauta outros assuntos de interesse da categoria, como a importância da luta unificada dos trabalhadores para a valorização da profissão e o movimento pela exigência do diploma para o exercício da função de jornalista.

Com organização da diretoria regional Oeste do Sinjorba, a expectativa é que na oportunidade novos jornalistas façam a adesão ao sindicato, com foco no fortalecimento da categoria em Barreiras e região, abrangendo municípios dos vales dos rios Grande, Corrente e São Francisco.

Estão convidados todos que tem registro como jornalista profissional, obtido através do diploma de graduação ou com base na decisão do Supremo Tribunal Federal. De acordo com Moacy Neves, no Congresso da Fenaj em 2019 foi decidido que quem tem o registro pertence a categoria.

Ele reclamou que atualmente tem muitas pessoas atuando sem nenhum registro. “A questão atual da luta pelo diploma”, revelou, “é para regular daqui para frente. Nossa proposta de instituir o diploma como instrumento para o exercício profissional, não mexe nos registros que já foram concedidos. Quem conquistou com base na legislação atual, mantém”.

Ainda segundo o presidente do Sinjorba, a defesa “é para que haja regulação a partir de agora, para cessarmos a situação atual que permite que qualquer um tire registro”, asseverou. A campanha pela aprovação da PEC do Diploma na Câmara Federal é coordenada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pelos sindicatos estaduais.

Dentro deste movimento o jornalista participa do 2º Ocupa Brasília e da audiência pública da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados (dia 26) com o tema ‘A importância da formação superior para o exercício do jornalismo’.

SERVIÇO: Para quem deseja efetivar a sindicalização, todas as recomendações estão no link: https://sinjorba.org.br/sindicalizacao/

Mais notícias sobre as lutas da categoria veja no portal: https://sinjorba.org.br/

*ASCOM

Comentário desabilitado.