Os pacientes cadastrados e novos pacientes do Programa de Glaucoma estão recebendo atendimento durante os dias 26, 27 e 28, no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, na Morada Nobre. Coordenados pela Secretaria de Saúde de Barreiras, os procedimentos de acompanhamento iniciaram nesta de quinta-feira (26) abrangendo pacientes confirmados pelas 49 unidades de saúde da sede e da zona rural de Barreiras.
O acolhimento é realizado pela equipe da unidade, que atenderá 550 pacientes de Barreiras e 500 pacientes dos municípios pactuados. No local, eles passarão pela triagem e exames de tonometria que mede a pressão ocular; fundoscopia para observação do fundo de olho; paquimetria ocular que mede a espessura da córnea e a campimetria ocular que ajuda a identificar e perceber os estímulos da visão periférica. Depois, é a vez da consulta com o oftalmologista especialista em glaucoma, e, finalmente, o atendimento com a farmacêutica que faz a entrega dos colírios e orientações para uso e manuseio no período de três meses.
O coordenador do Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, Alessandro Souza, acompanha os atendimentos agendados. “Seguimos nosso cronograma de atendimento trimestral dos pacientes do programa Glaucoma, essas avaliações oftalmológicas são fundamentais para o acompanhamento da evolução do tratamento dos pacientes. Programamos os atendimentos das unidades de saúde por turnos, sem necessidade de chegar de madrugada, porque vamos atender todos os pacientes previamente agendados”, explica o coordenador Alessandro Souza.
Dando continuidade nesta sexta-feira (27), pela manhã serão atendidos os pacientes das unidades de saúde: Antônia Zélia (Vila Amorim), Martina Clara (Barreirinhas), Dr. Eduardo Medrado (Lot. São Paulo), Aurelina Barros (Ouro Branco), Elizabete Pereira de Melo (Vila dos Funcionários), José Davy Bessa Nogueira (Novo Horizonte) e Dr. Brancildes Junior (Boa Sorte). E a tarde, das 13h30 a 17h30 e durante todo o sábado, serão atendidos os pacientes dos municípios pactuados.
Dircom