Em Barreiras, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses deu a largada ao combate das arboviroses – Dengue, Zika e Chikungunya – com uma série de mutirões previstos para serem realizados sempre às quintas e sextas-feiras, nos diferentes bairros da cidade e também na zona rural. O objetivo é intensificar as visitas às residências e recolhimento de lixos e entulhos em pontos estratégicos antes e durante o início das chuvas.
A ação começou nesta quinta-feira (23), no bairro Santa Luzia, onde foi registrado o maior Índice de Infestação Predial (IIP) de Barreiras, com 0,33%. A média de Barreiras é de 0,12%, ainda baixa, considerando o valor de alerta a partir de 1%. “Graças ao trabalho realizado durante todo o ano, nossos índices são baixos, porém com a aproximação do período chuvoso, intensificamos as ações. A proposta é diminuir os locais que sejam favoráveis para novos focos do mosquito e, principalmente, levar informações para que a população faça a sua parte”, explica a coordenadora do Centro de Zoonoses, Andréa Manheze.
O cronograma elaborado segue com base nos índices de infestação apresentados em cada bairro e ainda, nas localidades da zona rural de Barreiras. O próximo será o Morada da Lua, onde agentes passarão nas residências levando informações e fazendo uma varredura no local, sempre às quintas-feiras. Já nas sextas-feiras, entram em cena as equipes da Secretaria de Infraestrutura, com o recolhimento de lixo e entulhos previamente separados pelos moradores.
Arboviroses – As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são a Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Apresentam sinais e sintomas comuns entre si, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos no caso da Chikungunya e Zika.
Dircom