Seguindo com a valorização da arte e da cultura, a Capital do Oeste conquista investimentos no setor cultural com o plano de ação aprovado e o termo assinado de adesão à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Com esse termo de fomento à cultura, a previsão é que o município de Barreiras receba recursos para a formação, manutenção, desvalimento técnico e estrutural de agentes, espaços, cursos, oficinas, novas iniciativas e intervenções culturais, bem como para a realização de atividades de economia criativa e solidária à produção audiovisual e demais manifestações culturais, todas elaboradas a partir da PNAB.
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura foi nomeada em homenagem ao escritor e compositor Aldir Blanc, que morreu em maio de 2020 vítima de covid-19, considerado um dos grandes letristas da Música Popular Brasileira. Para Barreiras, o Governo Federal repassará o investimento de R$ 1.215.598,54 (um milhão, duzentos e quinze mil, quinhentos e noventa e oito reais e cinquenta e quatro centavos). Os recursos vêm do Fundo Nacional da Cultura (FNC) e são executados a partir de editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural.
Conforme a subsecretária de Cultura e Turismo, os recursos da Lei Aldir Blanc junto com a Lei Paulo Gustavo, se somam para enaltecer e incentivar ainda mais as ações culturais realizadas no município. “Barreiras mais uma vez prioriza a cultura local com a adesão dessa Política Nacional Aldir Blanc que trará recursos que serão investidos em diversos segmentos da cultura e que temos a certeza de que proporcionará ainda mais o crescimento e o desenvolvimento cultural local. É com essa valorização que seguiremos em frente, cuidando e dando oportunidades para os fazedores de cultura da Capital do Oeste”, pontuou Emília Moreno.
Dircom