A Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio das coordenações do Programa de Imunização (Copim) e da Atenção Básica, está realizando uma capacitação para 73 enfermeiros e técnicos de enfermagem como forma de aprimorar a imunização e ampliar a oferta da vacina BCG nas unidades de saúde. Durante três dias os profissionais receberão instruções teóricas e práticas sobre técnicas de aplicação das doses e cuidados necessários durante a imunização. A BCG é destinada a recém-nascidos e comunicantes de hanseníase.
“Queremos, com este treinamento, ampliar a oferta da BCG em Barreiras, considerando que hoje apenas quatro das 27 Unidades Básicas de Saúde oferecem essa imunização, que é vital para recém-nascidos e para aqueles que convivem com a hanseníase. O objetivo é expandir essa oferta para mais unidades a partir das demandas apresentadas em cada bairro, facilitando assim, o acesso da população à vacina”, destaca a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues.
Como forma de garantir que um maior número de recém-nascidos tenha acesso a imunização, a capacitação foi estendida a oito profissionais do Hospital do Oeste, visto que até então a vacina BCG ainda não era oferecida naquela unidade. “As enfermeiras do HO ainda não tinham recebido treinamento para aplicar as doses e agora, além da teoria repassada pelas facilitadoras Quênia Oliveira e Francelise Bettanin, elas e os demais participantes estarão seguros para vacinar os pacientes”, explica a enfermeira sanitarista Lívia Teles.
O encerramento será marcado para a próxima sexta-feira (8), com a aplicação dos conhecimentos adquiridos e quando os profissionais poderão colocar em prática os ensinamentos absorvidos durante os dois dias de capacitação durante uma vacinação assistida aos recém-nascidos do HO e da Maternidade Municipal.
Dircom