Ainda vivenciando as consequências da seca na região Oeste, ocorrências de fogo que atinge grandes áreas de vegetação ainda continuam acontecendo, a exemplo do ocorrido essa semana na Serra do Mimo que foi novamente castigada com um incêndio de grandes proporções iniciada na última quarta-feira (6), e somente controlada na madrugada desta sexta-feira (8), através da ação de voluntários do Prevfogo, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Corpo de Bombeiros.
Conforme o secretário Demósthenes Júnior, 12 homens, entre brigadistas voluntários e demais equipes, trabalharam para debelar o incêndio que teve início no bairro Parque Verde. “Trata-se de uma ação criminosa da qual já iniciamos a investigação, fazendo levantamentos para atuar os responsáveis. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade cooperou com toda logística possível, desde a mobilização dos agentes envolvidos, disponibilidade de combustível, alimentação e o contato direto com o 17º Batalhão de Bombeiros Militar, a fim de cessar com a queimada nessa Serra que já atingia grande dimensão”, pontuou.
Além de afetar a saúde da população elevando os casos de doenças pulmonares, as consequências das queimadas aumentam também a inalação de poluentes, o atendimento em unidades de saúde e acidentes. Dessa maneira, em caso de queimadas, qualquer morador de Barreiras pode fazer denúncias pelos contatos: 3612 9600 (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade); 193 (Corpo de Bombeiros); 0800 071 1400 (INEMA) e no (77) 99971-1454 (Prevfogo).
Dircom