O Alô Alô Bahia, da Rede Bahia, selecionou 12 mulheres empreendedoras que têm se destacado em diferentes áreas e que merecem ser seguidas em 2024. A região oeste aparece na relação, na categoria Agronegócio, representada por Katerine Rios, que ficou em 8º colocação na lista. Ela é sócia do Instituto Washington Pimentel, que teve relevante atuação no segmento, promovendo debates sobre governança e empreendendo ações para o fortalecimento do setor.
Para compor a relação, o veículo consultou a Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA), Hub Salvador, Networking Bahia, Amcham Salvador, BNI Sotero, Hub Delas, o acervo de notícias do próprio Alô Alô Bahia e o guia de tendências de negócios para 2024 do Sebrae. A lista elegeu também influenciadoras nas áreas de tecnologia, sustentabilidade, saúde e economia criativa.
Empresas estão cada vez mais atentas à necessidade de promover diversidade e inclusão como forma de criar ambientes de oportunidade, aprendizagem mútua e acessibilidade. A empreendedora Luana Rodrigues, CEO da Quero Ser Intérprete, tem sido responsável por profissionalizar o mercado de tradução em libras em Salvador.
Extrapolando o ensino da técnica, Luana tem se destacado por democratizar o acesso a conhecimento empreendedor para a comunidade surda. Mestranda em estudos da tradução pela UFSC, ela atua há 11 anos no segmento.