A Agronomia brasileira ficou mais pobre em recursos humanos e visão nesta sexta-feira, 23. É que morreu neste dia, em Salvador (BA), aos 96 anos de idade, o agrônomo João Nelly Regis.
Regis foi um dos maiores especialistas brasileiros em irrigação e um dos principais profissionais que deram vida aos projetos de irrigação para a produção de frutas de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), no Vale do São Francisco. Não só isto, foi um dos que incentivaram a construção do Aeroporto de Petrolina para exportação de frutas e da criação da Embrapa Semiárido. Foi um dos integrantes do Bureau of Reclation que fez estudos do Vale do São Francisco, o que motivou a criação dos projetos de irrigação do Vale do São Francisco e do Baixio de Irecê (na região da Chapada Diamantina – BA), introduzindo culturas como a cebola, a uva e o melão.
Nelly Regis nasceu na cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, e se formou em Agronomia pela Escola de Agronomia da Bahia, com especialização na Universidade do Colorado (EUA). Nos anos 1950 integrou o quadro de técnicos da Comissão do Vale do São Francisco, atual Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
O Agrônomo foi sepultado ainda nesta sexta-feira, 23, na capital baiana.
Fonte//Centro Oeste FarmNews