A Prefeitura de Formosa do Rio Preto recebeu nesta segunda-feira, 26, a 1ª remessa de vacinas contra Dengue contendo 900 doses do imunizante Qdenga. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, inicialmente o público-alvo serão as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. A vacina já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, basta apenas os pais ou responsáveis procurarem a unidade que atende a sua região.
“É preciso destacar que a vacina não é solução imediata. Nós temos que trabalhar na prevenção, lembrando que mais de 80% dos focos do mosquito estão nas residências. O enfrentamento à Dengue é dever de todos os formosenses”, destaca o Secretário Municipal da Saúde João Rocha Mascarenhas.
Saiba mais sobre a vacina Qdenga
A Qdenga é um imunizante tetravalente produzido a partir do vírus vivo atenuado, ou seja, do micro-organismo infectado, mas enfraquecido. Essa condição pode melhorar a resposta do sistema imunológico, funcionando de forma semelhante à defesa do corpo humano nos casos de infecção pela dengue.
O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre cada uma. Quem já teve Dengue também deve se vacinar para evitar nova infecção ou, em caso de contágio, sintomas mais leves. Além disso, nessas pessoas, é esperada uma resposta melhor ao imunizante.
A recomendação para quem teve Dengue recentemente é aguardar seis meses para tomar a vacina. Quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas.
Por Tiago Lira / Foto – Mércia Batista
Assessoria de Comunicação