O vereador Silvano Santos está denunciando uma fazenda que estaria contaminando o Rio de Pedras, que desagua no Rio de Ondas. De acordo com a denúncia, as águas estariam contaminadas por chorume: nome dado a um líquido escuro que contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação.
A causadora desse crime ambiental seria a represa de uma fazenda em Luís Eduardo Magalhães que estourou, jogando todo esse material no Rio de Pedras, consequentemente, atingindo o Rio de Ondas, em Barreiras, que é fonte de abastecimento de água realizado pela Embasa. A contaminação seria a principal responsável pela redução da produção de água em 40% do volume normal do sistema de abastecimento anunciado por um comunicado da Embasa.
De acordo com informações, a fazenda foi notificada por órgãos ambientais.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, informou em nota que tomou conhecimento da lamentável notícia da mortandade de peixes que está ocorrendo no Rio de Pedras. Em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, está acompanhando de forma emergencial, os fatos na busca por respostas efetivas, além de cobrar providências junto aos órgãos competentes.
“As primeiras informações sugerem que a causa pode ter sido uma contaminação da água pelo rompimento de uma barragem de chorume em um empreendimento na cidade de Luís Eduardo Magalhães. Ressaltamos que todas as providências estão sendo tomadas para esclarecer esta situação e garantir a segurança ambiental. Fica o alerta para que a população evite o consumo de água coletada diretamente nesse rio e seus afluentes, até que se tenha condições de elucidar o alcance do ocorrido”, disse a nota.