O Papa Francisco nomeou Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap, como o novo bispo para a Diocese de Bom Jesus da Lapa. A diocese baiana estava vacante desde julho de 2023, quando Dom João Santos Cardoso foi designado para o governo pastoral da Arquidiocese de Natal (RN).
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou o bispo escolhido, expressando alegria por sua nomeação.
Rubival Cabral Britto nasceu em Jaguaquara (BA), no dia 21 de julho de 1969. Em 1997, participou de um Encontro Vocacional da Diocese de Jequié (BA), onde percebeu sua vocação ao sacerdócio. Cursou Filosofia no Instituto de Teologia de Ilhéus e estudou Teologia na Universidade Católica do Salvador. Foi ordenado sacerdote no dia 17 de dezembro de 2000, tornando-se frade menor capuchinho da província Nossa Senhora da Piedade da Bahia e Sergipe. Nela, exerceu diversos serviços, tais como promotor vocacional provincial, secretário provincial, ecônomo e formador, administrador paroquial, definidor provincial para as missões, mestre de Noviços, sendo eleito o Ministro Provincial por dois mandatos consecutivos, entre 2007 e 2013.
Em dezembro de 2014, foi convidado a dirigir o colégio Paulo VI, em Vitória da Conquista, e enquanto dirigia o colégio fez o doutorado em Ciências da Educação, através do Instituto Internacional de Educação na Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Federal de Rosário, na Argentina. Ainda diretor do Paulo VI, Dom Rubival foi nomeado bispo da Diocese de Grajaú (MA), no dia 7 de dezembro de 2016 pelo Papa Francisco. Sua ordenação episcopal ocorreu em Vitória da Conquista (BA), no dia 11 de fevereiro de 2017, no ginásio de esportes Raul Ferraz. No dia 25 de março do mesmo ano, foi empossado bispo de Grajaú.