A presença de carros elétricos nas ruas e estradas brasileiras não para de crescer e a tendência é que o número só aumente, ainda mais com a chegada de modelos mais acessíveis como o BYD Dolphin, o mais vendido no país em 2023. O modelo da marca chinesa Build Your Dreams (BYD), líder mundial na fabricação de veículos elétricos, foi lançado em junho e já foi sucesso, contribuindo para que as vendas no país batessem todos os recordes.

Entre todas as marcas, foram 93.927 emplacamentos de veículos leves eletrificados, entre elétricos, híbridos e híbridos plug-in, um crescimento de 91% sobre as vendas de 2022 (49.245), segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O auge foi em dezembro, quando as vendas chegaram a 16.279, número mensal jamais registrado anteriormente e 191% superior a dezembro do ano anterior.

Para o mercado brasileiro, significou uma grande virada que também indica uma crescente para 2024. O BYD Dolphin, que fechou o ano com 6.806 unidades, surpreendeu tanto que foi eleito Carro do Ano na principal categoria do prêmio mais importante da indústria automotiva nacional.

Com o brasileiro descobrindo os benefícios dos carros elétricos e a chegada de modelos mais acessíveis (o BYD Dolphin chegou por R$ 149.800), a expectativa é seguir batendo todas as previsões – a ABVE prevê superar as 150 mil unidades este ano, com os veículos plug in (com recarga externa das baterias) liderando a preferência.

*Com informações do G1

Comentário desabilitado.